Revisão integrativa sobre o Geogebra em pesquisas de Educação Matemática: onde estão os anos iniciais?
DOI:
https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.260361Palavras-chave:
GeoGebra, Matemática, ensino, anos iniciais do Ensino FundamentalResumo
O artigo analisa a produção de dissertações e teses brasileiras que enfocaram a utilização do programa GeoGebra no ensino e aprendizagem de matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O problema central da pesquisa versa sobre o uso dos recursos tecnológicos na educação matemática, com destaque para os softwares de geometria dinâmica. O estudo se justifica pela crescente utilização das tecnologias nas diferentes práticas sociais, entre as quais a educativa. A fonte de coleta foi o catálogo on-line da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. A metodologia seguiu os parâmetros de uma revisão integrativa, dividida em 3 etapas. Primeiro, foram analisadas todas as produções. Na sequência, definiu-se as pesquisas defendidas de 2017 a 2023. Em terceiro, resumiu-se os achados das pesquisas circunscritas aos anos iniciais. Os resultados indicaram que o GeoGebra é mais utilizado em pesquisa na área curricular de geometria. Os primeiros estudos datam de 2008 e tendo o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, iniciado em 2011, como um dos indutores da ampliação de estudos sobre o programa. A principal metodologia é a pesquisa participativa, voltada aos discentes, tendo o Ensino Médio como locus principal de estudo. Evidenciou-se ainda que nos Anos Iniciais há uma baixa ocorrência de pesquisas envolvendo o GeoGebra. Tais investigações, apesar de poucas, apresentam evidências que o GeoGebra é um recurso importante ao desenvolvimento de noções matemáticas entre o público infantil. Conclui-se pela necessidade de maiores investigações sobre as possibilidades do uso dessa tecnologia nos Anos Iniciais do Fundamental.
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