Implicações da formação de professores para o uso das tecnologias digitais educacionais na Educação Infantil em Campo Grande - MS
DOI:
https://doi.org/10.51359/2177-9309.2025.264096Palavras-chave:
Formação Inicial e Continuada, Competências Digitais, CiberculturaResumo
Este trabalho apresenta uma investigação realizada durante o mestrado profissional em educação, com o objetivo de mensurar o nível de desempenho das competências digitais dos professores, a partir dos referenciais legais e normativos nacionais, aplicáveis à Educação Infantil no contexto da cibercultura. A metodologia adotada é de natureza empírica, com uma abordagem quantitativa e descritiva, incluindo revisão bibliográfica e documental, com foco na Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2017) e na Política Nacional de Educação Digital (Brasil, 2023). A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário estruturado, baseado no instrumento DigCompEdu (2022). Os resultados do estudo revelaram que a seleção criteriosa de recursos digitais educacionais faz parte do cotidiano de aproximadamente 44,4% dos professores, que se classificaram no nível de líder. Em contrapartida, 55,6% dos participantes estavam no nível recém-chegado em relação à criação e modificação de conteúdo digital, indicando uma necessidade de orientação e incentivo para ampliar seu repertório. Além disso, constatou-se que as dificuldades nas práticas pedagógicas em ambientes digitais podem estar associadas à ausência de disciplinas de tecnologia nos currículos e nas ementas dos cursos de graduação, o que impacta a formação inicial e continuada dos professores.
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