Implications of teacher education for the integration of digital educational technologies in Early Childhood Education in Campo Grande - MS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2025.264096

Keywords:

Digital Skills, Initial and Continuing Training, BNCC, Cyberculture, PNED.

Abstract

This work presents an investigation conducted during the professional master's degree in education, aiming to measure the performance level of teachers' digital competencies, based on national legal and normative frameworks applicable to Early Childhood Education in the context of cyberculture. The methodology adopted is empirical in nature, with a quantitative and descriptive approach, including bibliographic and documentary review, focusing on the National Common Curricular Base (Brazil, 2017) and the National Digital Education Policy (Brazil, 2023). Data collection was carried out through a structured questionnaire, based on the DigCompEdu instrument (2022). The study results revealed that the careful selection of digital educational resources is part of the daily routine of approximately 44.4% of teachers, who were classified at the leader level. In contrast, 55.6% of participants were at the newcomer level regarding the creation and modification of digital content, indicating a need for guidance and encouragement to expand their repertoire. Furthermore, it was found that difficulties in pedagogical practices in digital environments may be associated with the absence of technology disciplines in curricula and course syllabi at the undergraduate level, which impacts teachers' initial and continuing education.

Author Biographies

Djanires Lageano Neto de Jesus, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Pós-Doutorado em Educação e Gerontologia

Programa de Pós-Graduação Doutorado e Mestrado Profissional em Educação (PROFEDUC)

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – Mato Grosso do Sul – Brasil

Alessandra Lopes da Rocha, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Administração pela Universidade Anhanguera Uniderp (2009), Especialização em Planejamento em Gestão Ambiental com ênfase na Avaliação Ambiental Estratégica pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2010). É Servidora Pública Estadual na função de Técnica de Nível Superior da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Ananda Marcella Dutra Anizelli, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Graduação em Pedagogia, pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (2014). No último ano da faculdade decidi me aventurar na prática e comecei minha caminhada profissional dentro da Educação Infantil como Assistente Pedagógica. Desde então, me dedico a esta etapa educativa. Em 2018, fui verdadeiramente atravessada pelas abordagens de Emmi Pikler e Reggio Emilia, que me fizeram observar a Educação Infantil como um espaço/tempo potente para as múltiplas linguagens. Daí em diante, me debrucei sobre literaturas de Lóris Malaguzzi, Vea Vecchi, Carla Rinaldi, Suzana Soares, entre outros pesquisadores expoentes da infância. Realizei cursos de curta duração no Ateliê Carambola para maiores aprofundamentos e uma prática coerente como professora/pesquisadora da Infância. Hoje, coordeno o Centro de Educação Infantil CEI - Detran/MS, que possui como pressupostos teóricos as abordagens de Emmi Pikler, Reggio Emilia e a Sociologia da Infância.  Mestranda do Mestrado Profissional em Educação (PROFEDUC) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. 

Maria Aparecida Rondis Nunes de Abreu, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson (2007) e graduação em Letras - Português pela Universidade Estadual de Londrina (1987), especialização em Coordenação Pedagógica e Produção Textual . Professora efetiva da prefeitura municipal de Campo Grande - MS , na função de Coordenadora Pedagógica na EM Prof. Licurgo de Oliveira Bastos. Tem experiência na área de Educação Infantil, Fundamental I e II, com ênfase em Alfabetização, Letramento e Tecnologias na Educação. Pertence ao grupo Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudos em Educação a Distância - GINPEAD, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, e ao Grupo de pesquisa sobre alfabetização na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS, e ao grupo de estudo "Alfabetização em foco" na EM Prof Licurgo de Oliveira Bastos em parceria com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS. Professora formadora de curso de tecnologia Google Drive.

Silvana Rodrigues Ferreira, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Oeste Paulista (1995), cursando Letras pela Universidade Católica Dom Bosco (7 semestre), possui especialização em Tecnologias em Educação pela PUC-Rio (2010), especialização em Organização do trabalho Pedagógico do Professor Alfabetizador na Educação Infantil e Anos Iniciais pelo IESF (2007) e especialização em Gestão Escolar pela Universidade Castelo Branco (2005). Atualmente é professora formadora da Secretaria Municipal de Educação Campo Grande - MS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos anos iniciais do ensino fundamental, orientação educacional, formação continuada de professores e de profissionais que atuam na coordenação pedagógica da EJA e do ensino fundamental e Articuladora Municipal de Gestão e Formação da Rede Nacional de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa/MEC). Mestranda do Mestrado Profissionalo em Educação (PROFEDUC) da UEMS. 

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Published

2025-05-22

How to Cite

Jesus, D. L. N. de, Rocha, A. L. da, Anizelli, A. M. D., Abreu, M. A. R. N. de, & Ferreira, S. R. (2025). Implications of teacher education for the integration of digital educational technologies in Early Childhood Education in Campo Grande - MS. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 16(1), 52–68. https://doi.org/10.51359/2177-9309.2025.264096