Implicações da formação de professores para o uso das tecnologias digitais educacionais na Educação Infantil em Campo Grande - MS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2025.264096

Palavras-chave:

Formação Inicial e Continuada, Competências Digitais, Cibercultura

Resumo

Este trabalho apresenta uma investigação realizada durante o mestrado profissional em educação, com o objetivo de mensurar o nível de desempenho das competências digitais dos professores, a partir dos referenciais legais e normativos nacionais, aplicáveis à Educação Infantil no contexto da cibercultura. A metodologia adotada é de natureza empírica, com uma abordagem quantitativa e descritiva, incluindo revisão bibliográfica e documental, com foco na Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2017) e na Política Nacional de Educação Digital (Brasil, 2023). A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário estruturado, baseado no instrumento DigCompEdu (2022). Os resultados do estudo revelaram que a seleção criteriosa de recursos digitais educacionais faz parte do cotidiano de aproximadamente 44,4% dos professores, que se classificaram no nível de líder. Em contrapartida, 55,6% dos participantes estavam no nível recém-chegado em relação à criação e modificação de conteúdo digital, indicando uma necessidade de orientação e incentivo para ampliar seu repertório. Além disso, constatou-se que as dificuldades nas práticas pedagógicas em ambientes digitais podem estar associadas à ausência de disciplinas de tecnologia nos currículos e nas ementas dos cursos de graduação, o que impacta a formação inicial e continuada dos professores.

Biografia do Autor

Djanires Lageano Neto de Jesus, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Pós-Doutorado em Educação e Gerontologia

Programa de Pós-Graduação Doutorado e Mestrado Profissional em Educação (PROFEDUC)

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – Mato Grosso do Sul – Brasil

Alessandra Lopes da Rocha, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Administração pela Universidade Anhanguera Uniderp (2009), Especialização em Planejamento em Gestão Ambiental com ênfase na Avaliação Ambiental Estratégica pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2010). É Servidora Pública Estadual na função de Técnica de Nível Superior da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Ananda Marcella Dutra Anizelli, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Graduação em Pedagogia, pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (2014). No último ano da faculdade decidi me aventurar na prática e comecei minha caminhada profissional dentro da Educação Infantil como Assistente Pedagógica. Desde então, me dedico a esta etapa educativa. Em 2018, fui verdadeiramente atravessada pelas abordagens de Emmi Pikler e Reggio Emilia, que me fizeram observar a Educação Infantil como um espaço/tempo potente para as múltiplas linguagens. Daí em diante, me debrucei sobre literaturas de Lóris Malaguzzi, Vea Vecchi, Carla Rinaldi, Suzana Soares, entre outros pesquisadores expoentes da infância. Realizei cursos de curta duração no Ateliê Carambola para maiores aprofundamentos e uma prática coerente como professora/pesquisadora da Infância. Hoje, coordeno o Centro de Educação Infantil CEI - Detran/MS, que possui como pressupostos teóricos as abordagens de Emmi Pikler, Reggio Emilia e a Sociologia da Infância.  Mestranda do Mestrado Profissional em Educação (PROFEDUC) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. 

Maria Aparecida Rondis Nunes de Abreu, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson (2007) e graduação em Letras - Português pela Universidade Estadual de Londrina (1987), especialização em Coordenação Pedagógica e Produção Textual . Professora efetiva da prefeitura municipal de Campo Grande - MS , na função de Coordenadora Pedagógica na EM Prof. Licurgo de Oliveira Bastos. Tem experiência na área de Educação Infantil, Fundamental I e II, com ênfase em Alfabetização, Letramento e Tecnologias na Educação. Pertence ao grupo Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudos em Educação a Distância - GINPEAD, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, e ao Grupo de pesquisa sobre alfabetização na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS, e ao grupo de estudo "Alfabetização em foco" na EM Prof Licurgo de Oliveira Bastos em parceria com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS. Professora formadora de curso de tecnologia Google Drive.

Silvana Rodrigues Ferreira, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Oeste Paulista (1995), cursando Letras pela Universidade Católica Dom Bosco (7 semestre), possui especialização em Tecnologias em Educação pela PUC-Rio (2010), especialização em Organização do trabalho Pedagógico do Professor Alfabetizador na Educação Infantil e Anos Iniciais pelo IESF (2007) e especialização em Gestão Escolar pela Universidade Castelo Branco (2005). Atualmente é professora formadora da Secretaria Municipal de Educação Campo Grande - MS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos anos iniciais do ensino fundamental, orientação educacional, formação continuada de professores e de profissionais que atuam na coordenação pedagógica da EJA e do ensino fundamental e Articuladora Municipal de Gestão e Formação da Rede Nacional de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa/MEC). Mestranda do Mestrado Profissionalo em Educação (PROFEDUC) da UEMS. 

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Publicado

2025-05-22

Como Citar

Jesus, D. L. N. de, Rocha, A. L. da, Anizelli, A. M. D., Abreu, M. A. R. N. de, & Ferreira, S. R. (2025). Implicações da formação de professores para o uso das tecnologias digitais educacionais na Educação Infantil em Campo Grande - MS. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 16(1), 52–68. https://doi.org/10.51359/2177-9309.2025.264096

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ARTIGOS