O pensamento algébrico e a música

entrelaces no currículo da cidade de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2025.264517

Palavras-chave:

Pensamento Algébrico, musicalização, currículo, Rede Municipal

Resumo

Este artigo analisa a possibilidade de desenvolver o Pensamento Algébrico nos Anos Iniciais por meio da musicalização, com base no Currículo da Cidade de Matemática da Rede Municipal de São Paulo. Buscamos responder a questão central “De que maneira a música pode se relacionar com o Pensamento Algébrico nos Anos Iniciais no âmbito do Currículo da Cidade de São Paulo?”. Os objetivos são analisar como o Pensamento Algébrico está sendo prescrito nos Anos Iniciais no Currículo da Cidade de Matemática da Rede Municipal de São Paulo e investigar a possibilidade de desenvolver o Pensamento Algébrico nos Anos Iniciais por meio da música. A pesquisa, de abordagem qualitativa e tipologia documental, explora a combinação entre música e matemática, propondo uma metodologia inovadora e lúdica para o ensino de padrões, regularidades e generalizações — conceitos centrais do Pensamento Algébrico. O Currículo da Cidade oferece uma estrutura flexível que permite implementar essa abordagem, criando um ambiente envolvente para que estudantes construam e fortaleçam habilidades sociais e matemáticas. O trabalho apresenta possibilidades dessa integração metodológica e discute como ela pode enriquecer o ensino e favorecer o aprendizado nos anos iniciais.

Biografia do Autor

Matheus Duellberg Aniceto de Freitas, Universidade Cruzeiro do Sul

Graduado em Pedagogia, Mestrando em Ensino de Ciências.

Priscila Bernardo Martins, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutora no ensino de Ciências e Matemática. Mestra no ensino de Ciências e Matemática. Professora  do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática.

Referências

ABELSON, P. As sete artes liberais: um estudo sobre a cultura medieval. Campinas, SP: Kírion, 2019.

ALENCAR, Eliete Alves de et al. O papel da música no desenvolvimento das habilidades socioemocionais na construção das aprendizagens. Revista Tópicos, 2025. Disponível em: https://revistatopicos.com.br/artigos/o-papel-da-musica-no-desenvolvimento-das-habilidades-socioemocionais-na-construcao-das-aprendizagens. Acesso em: 3 jun. 2025.

APRILE, A. Musicalization: Early Childhood Music Access, Discourse, and Praxis in NYC Charter Schools. Academic Works, 2021. Disponível em: https://academicworks.cuny.edu/gc_etds/2255. Acesso em: 3 jun. 2025.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 2 out. 2024.

KAPUT, J. J. Teaching and learning a new algebra with understanding. In: FENNEMA, E.; ROMBERG, T. A. (Eds.). Mathematics classrooms that promote understanding. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 1999. p. 133-155. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=ED441662. Acesso em: 3 jun. 2025.

KAPUT, J. J. What Is Algebra? What Is Algebraic Thinking? In: KAPUT, J. J.; CARRAHER, D. W.; BLANTON, M. L. (Eds.). Algebra in the Early Grades. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 2008. p. 5-17.

LEE, L. Early Algebra - But Which Algebra? In: CHICK, H.; STACEY, K.; VINCENT, J. (Eds.). Proceedings of the 12th ICMI Study Conference: The Future of the Teaching and Learning of Algebra. Melbourne: University of Melbourne, 2001. v. 1, p. 392–399.

LUNA, A. V. A.; SOUZA, C. C. C. F. Discussões sobre o ensino de álgebra nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 15, n. 4, p. 817–835, 2013. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/17747. Acesso em: 1 fev. 2025.

PENNA, Maura. Educação musical: contribuições para o desenvolvimento cognitivo e afetivo das crianças nos primeiros anos escolares. Revista Brasileira de Educação Musical, v. 34, n. 1, p. 45-60, 2018. Disponível em: https://www.abemed.org.br/revista/index.php/rbem/article/view/34. Acesso em: 3 jun. 2025.

PONTE, J. P. Problemas de Matemática e situações da vida real. Revista de Educação, v. 2, n. 2, p. 95-108, 1992.

PONTE, J. P. Uso de tarefas na aula de matemática: contribuir para a compreensão dos alunos. Quadrante, v. 14, n. 1, p. 5-31, 2005.

PONTE, J. P. A Matemática na Educação Básica: Perspectivas e Desafios. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2007.

PONTE, J. P. Investigar para Aprender Matemática. Lisboa: Universidade de Lisboa, 2009.

Downloads

Publicado

2025-08-27

Como Citar

Freitas, M. D. A. de, & Martins, P. B. (2025). O pensamento algébrico e a música: entrelaces no currículo da cidade de São Paulo. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 16(1), 130–1`50. https://doi.org/10.51359/2177-9309.2025.264517

Edição

Seção

ARTIGOS