O pensamento algébrico e a música

entrelaces no currículo da cidade de São Paulo

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2025.264517

Schlagworte:

Pensamento Algébrico, musicalização, currículo, Rede Municipal

Abstract

Este artigo analisa a possibilidade de desenvolver o Pensamento Algébrico nos Anos Iniciais por meio da musicalização, com base no Currículo da Cidade de Matemática da Rede Municipal de São Paulo. Buscamos responder a questão central “De que maneira a música pode se relacionar com o Pensamento Algébrico nos Anos Iniciais no âmbito do Currículo da Cidade de São Paulo?”. Os objetivos são analisar como o Pensamento Algébrico está sendo prescrito nos Anos Iniciais no Currículo da Cidade de Matemática da Rede Municipal de São Paulo e investigar a possibilidade de desenvolver o Pensamento Algébrico nos Anos Iniciais por meio da música. A pesquisa, de abordagem qualitativa e tipologia documental, explora a combinação entre música e matemática, propondo uma metodologia inovadora e lúdica para o ensino de padrões, regularidades e generalizações — conceitos centrais do Pensamento Algébrico. O Currículo da Cidade oferece uma estrutura flexível que permite implementar essa abordagem, criando um ambiente envolvente para que estudantes construam e fortaleçam habilidades sociais e matemáticas. O trabalho apresenta possibilidades dessa integração metodológica e discute como ela pode enriquecer o ensino e favorecer o aprendizado nos anos iniciais.

Autor/innen-Biografien

Matheus Duellberg Aniceto de Freitas, Universidade Cruzeiro do Sul

Graduado em Pedagogia, Mestrando em Ensino de Ciências.

Priscila Bernardo Martins, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutora no ensino de Ciências e Matemática. Mestra no ensino de Ciências e Matemática. Professora  do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática.

Literaturhinweise

ABELSON, P. As sete artes liberais: um estudo sobre a cultura medieval. Campinas, SP: Kírion, 2019.

ALENCAR, Eliete Alves de et al. O papel da música no desenvolvimento das habilidades socioemocionais na construção das aprendizagens. Revista Tópicos, 2025. Disponível em: https://revistatopicos.com.br/artigos/o-papel-da-musica-no-desenvolvimento-das-habilidades-socioemocionais-na-construcao-das-aprendizagens. Acesso em: 3 jun. 2025.

APRILE, A. Musicalization: Early Childhood Music Access, Discourse, and Praxis in NYC Charter Schools. Academic Works, 2021. Disponível em: https://academicworks.cuny.edu/gc_etds/2255. Acesso em: 3 jun. 2025.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 2 out. 2024.

KAPUT, J. J. Teaching and learning a new algebra with understanding. In: FENNEMA, E.; ROMBERG, T. A. (Eds.). Mathematics classrooms that promote understanding. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 1999. p. 133-155. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=ED441662. Acesso em: 3 jun. 2025.

KAPUT, J. J. What Is Algebra? What Is Algebraic Thinking? In: KAPUT, J. J.; CARRAHER, D. W.; BLANTON, M. L. (Eds.). Algebra in the Early Grades. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 2008. p. 5-17.

LEE, L. Early Algebra - But Which Algebra? In: CHICK, H.; STACEY, K.; VINCENT, J. (Eds.). Proceedings of the 12th ICMI Study Conference: The Future of the Teaching and Learning of Algebra. Melbourne: University of Melbourne, 2001. v. 1, p. 392–399.

LUNA, A. V. A.; SOUZA, C. C. C. F. Discussões sobre o ensino de álgebra nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 15, n. 4, p. 817–835, 2013. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/17747. Acesso em: 1 fev. 2025.

PENNA, Maura. Educação musical: contribuições para o desenvolvimento cognitivo e afetivo das crianças nos primeiros anos escolares. Revista Brasileira de Educação Musical, v. 34, n. 1, p. 45-60, 2018. Disponível em: https://www.abemed.org.br/revista/index.php/rbem/article/view/34. Acesso em: 3 jun. 2025.

PONTE, J. P. Problemas de Matemática e situações da vida real. Revista de Educação, v. 2, n. 2, p. 95-108, 1992.

PONTE, J. P. Uso de tarefas na aula de matemática: contribuir para a compreensão dos alunos. Quadrante, v. 14, n. 1, p. 5-31, 2005.

PONTE, J. P. A Matemática na Educação Básica: Perspectivas e Desafios. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2007.

PONTE, J. P. Investigar para Aprender Matemática. Lisboa: Universidade de Lisboa, 2009.

Veröffentlicht

2025-08-27

Zitationsvorschlag

Freitas, M. D. A. de, & Martins, P. B. (2025). O pensamento algébrico e a música: entrelaces no currículo da cidade de São Paulo. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 16(1), 130–1`50. https://doi.org/10.51359/2177-9309.2025.264517