Análise de redes de colaboração científicados docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da Universidade Federal de Pernambuco

Autores

  • Carlos Henryque Pompeu Gomes Universidade Federal de Pernambuco
  • Patrícia Smith Cavalcante Universidade Federal de Pernambuco
  • Walquíria Castelo Branco Lins Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

análise de redes sociais, coautoria, bibliometria, ensino superior, Google Acadêmico

Resumo

O trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa sobre a produção científica do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFPE. Foram analisados artigos em uma perspectiva longitudinal em triênios entre 2007 e 2015. O objetivo foi identificar o padrão emergente de coautoria em artigos completos publicados nos estratos Qualis, e, indexados no Google Acadêmico. As metodologias utilizadas foram a Análise de Redes Sociais (ARS) e os indicadores bibliométricos. Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre ARS, as aplicações em Educação e o uso de métricas de bibliometria. A rede total tem uma estrutura radial. Em todos os triênios encontramos membros mais influentes, grau de centralidade e reciprocidade altos, configurando hubs. Os resultados indicam correlação entre colaboração e qualidade da produção por meio de citações. O programa desenvolveu intercâmbio entre as áreas de pesquisa e presença de autores externos, mostrando o caminho para novas pesquisas e adensamento da rede.

Biografia do Autor

Carlos Henryque Pompeu Gomes, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Educação Tecnológica na Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnologia (EDUMATEC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Desenvolveu e implantou projetos de educação inovadora, planejamento educacional, planejamento de centros de juventude, planejamento estratégico de marketing, desenvolvimento de novos produtos, monitoração de redes sociais, pesquisa de mercado, criação e mentoring de empresas Startups. 

Patrícia Smith Cavalcante, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco e Ph.D. em Educação pela University Of Newcastle Upon Tyne. É professora da Universidade Federal de Pernambuco e participa do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica - EDUMATEC. É líder do grupo de pesquisa GENTE - Grupo de Estudos em Novas Tecnologias e Educação (CNPq). Coordenadora do Conecte - Inovação Educacional da UFPE. Atua principalmente nos seguintes temas: educação e aprendizagem móvel, novas tecnologias e educação, educação a distância online, produção de material didático para cursos a distância e modelagem de cursos a distância em diferentes suportes.

Walquíria Castelo Branco Lins, Universidade Federal de Pernambuco

Consultora do CESAR, vem atuando em projetos de inovação na área de Tecnologia. Atua junto aos Mestrado Profissional em Design e Mestrado Profissional em Engenharia de Software do CESAR e também junto ao Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica da UFPE. Pós-doutora em Tecnologia e Educação Científica. Doutora em Educação pela UFPE. Com experiência no Ensino Superior, vem atuando com o uso e desenvolvimento de softwares no ensino de Matemática.

Referências

ALBAGLI, S.; MACIEL, M.L. Informação e conhecimento na inovação e no desenvolvimento local. Ciência da Informação, v.33, n.3, 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v33n3/a02v33n3.pdf>. Acesso em: 25 abr. 2016.

ALLEN, T. J. Managing the flowof technology. Cambridge, MA: M.I.T. Press, 1977. 320 p.

BALANCIERI, R. et al. A análise de redes de colaboração científica sob as novas tecnologias de informação e comunicação: um estudo na Plataforma Lattes.Ciência da Informação, v. 34, n. 1, p. 64-77, 2005. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/%0D/ci/v34n1/a08v34n1.pdf> Acesso em: 02 abr. 2016.

BARABÁSI, A. L. et al. Evolution of the social network of scientific collaborations.Physica A: Statistical mechanics and its applications, v. 311, n. 3, p. 590-614, 2002. Disponível em:<http://arxiv.org/pdf/cond-mat/0104162.pdf> Acesso em: 15 abr. 2016.

BAR-ILAN, J. Which h-index?-A comparison of WoS, Scopus and Google Scholar. Scientometrics, v. 74, n. 2, p. 257-271, 2008. Disponível em: <http://www.zalf.de/de/institute_einrichtungen/bib/Documents/BibliometrischeIndizes/Bar-Ilan_2008_h-factor.pdf>. Acesso em: 12 maio 2016.

BASTIAN, Mathieu et al. Gephi: an open source software for exploring and manipulating networks.ICWSM, v. 8, p. 361-362, 2009. Disponível em:<http://www.aaai.org/ocs/index.php/ICWSM/09/paper/viewFile/154/1009/>. Acesso em: 15abr.2016.

BORGATTI, S. P. NetDraw: Graph Visualization Software.Harvard: Analytic Technologies,2002.

BORGATTI, S. P.; EVERETT, M. G.; FREEMAN, L. C. Ucinet for Windows: software for social network analysis. Harvard: Analytic Technologies, 2002. Disponível em: <https://sites.google.com/site/ucinetsoftware/home>. Acesso em: 01 fev. 2016.

BORGATTI, Stephen P.; HALGIN, Daniel S. On network theory. Organization Science, v. 22, n. 5, p. 1168-1181, 2011. Disponível em: <http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.333.9824&rep=rep1&type=pdf>. Acesso em: 20 maio 2016.

BURT, R. S.Structural Holes: The Social Structure of Competition. Harvard University Press, Cambridge, MA., 1992. pp: 323. Disponível em: <http://homepage.ntu.edu.tw/~khsu/network/reading/burt.pdf>. Acesso em: 20 jan. 2016.

BURT, R. “Structural Holes and Good Ideas”. American Journal of Sociology,v. 110, p. 349-99. 2004. Disponível em:<http://pages.uoregon.edu/vburris/twitter/Burt_Structural%20Holes%20and%20Good%20Ideas.pdf>. Acesso em: 20 jan. 2016.

CASTIEL, L. D.; SANZ-VALERO, J. Between fetishism and survival: are scientific articles a form of academic merchandise?Cadernos de Saúde Pública, v. 23, n. 12, p. 3041-3050, 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-311X2007001200026&script=sci_arttext&tlng=es>. Acesso em: 15 abr. 2016.

COREGNATO, S. E. Google Acadêmico como ferramenta para os estudos de citações: Avaliação da Precisão das Buscas por Autor. Ponto de Acesso, v. 5, n. 3, p. 72-86, 2012. Disponível em: <http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revistaici/article/viewFile/5682/4106>. Acesso em: 20 maio2016.

COSTA, A.; RALHA, C. G. Análise de Rede de Colaboração Científica como Ferramenta na Gestão de Programas de Pós-graduação.CEP, v. 70, p. 970, 2015. Disponível em:<http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/sbsi/2015/038.pdf>. Acesso: 13 jan. 2016.

DE LIMA, M. Y. Coautoria na produção científica do PPGGeo/UFRGS: uma análise de redes sociais.Ciência da Informação, v. 40, n. 1, p. 38-51, 2012. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/ci/v40n1/a03v40n1>. Acesso em:14 abr. 2016.

DE SOLLA PRICE, Derek J.; BEAVER, Donald. Collaboration in an invisiblecollege.American psychologist, v. 21, n. 11, p. 1011, 1966.DEGENNE, A.; FORSÉ, M. Introducing social network. London: SAGE Publications, 1999.

DIGIAMPIETRI, L. A. et al. Dinâmica das relações de coautoria nos programas de pós-graduação em computação no Brasil. In: 2012 Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining. 2012b. Disponível em: <http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/brasnam/2012/0010.pdf>. Acesso em: 20 mar. 2016.

DOS ANJOS, M. C. R. et al. A análise de redes sociais como ferramenta para o mapeamento de relações entre atores sociais de um projeto de extensão universitária.Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, v. 9, n. 1, 2015. Disponível em: <http://homologacao-reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/viewFile/75/9>. Acesso em: 01 abr. 2016

DOS SANTOS, R. N. M. Indicadores estratégicos em ciência e tecnologia: refletindo a sua prática como dispositivo de inclusão/exclusão.TransInformação, v. 15, n. 3, 2012. Disponível em: <http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/transinfo/article/view/1464/1438>. Acesso em: 15 abr. 2016.

DOS SANTOS, R. N. M.; KOBASHI, N. Y. Bibliometria, cientometria, infometria: conceitos e aplicações.Tendências da Pesquisa brasileira em Ciência da Informação, v. 2, n. 1, 2009. Disponível em: <http://inseer.ibict.br/ancib/index.php/tpbci/article/viewFile/21/43>. Acesso em: 21 maio 2016.

FREEMAN, Linton C. Visualizing social networks.Journal of social structure, v. 1, n. 1, p. 4, 2000. Disponível em:<https://www.cmu.edu/joss/content/articles/volume1/Freeman.html>. Acesso em: 10 mar. 2016.

GRANOVETTER, Mark. The Strength of Weak Ties. A Network Theory Revisited, 1983. Disponível em:. Acesso em: 10 jan. 2016.

HANNEMAN, R. A.; RIDDLE, M. Introduction to social network methods, 2005.Disponível em: <http://www.faculty.ucr.edu/~hanneman/nettext/>. Acesso em: 20 jan. 2016.

HAYASHI, M. C.; HAYASHI, C. R. M.; DE LIMA, M. Y. Análise de redes de coautoria de artigos científicos em educação especial.Liinc em Revista, v. 4, n. 1, 2015. Disponível em:<http://liinc.revista.ibict.br/index.php/liinc/article/view/255>. Acesso em: 03 abr. 2016.

KRACKHARDT, D. The strength of strong ties: the importance of philos in organizations. In N. Nohria; R. G. Eccles (Eds.), Networks and organizations: Structure, form, and action; 216-239. Boston: Harvard Business School Press. 1992. Disponível em:<http://www.andrew.cmu.edu/user/krack/documents/pubs/1992/1992%20The%20Strength%20of%20Strong%20Ties.pdf>. Acesso em: 19 abr. 2016.

LEE, S.; BOZEMAN, B. The impact of research collaboration on scientific productivity.Social studies of science, v. 35, n. 5, p. 673-702, 2005. Disponível em:<http://eswnonline.org/wp-content/uploads/gravity_forms/23-b28d66b6400f67d9648a049f8faf44e0/2015/05/Lee2005.pdf>. Acesso em: 15 maio 2016.

LEMIEUX, V.; OUIMET, M. Análise estrutural das redes sociais. Lisboa: Instituto Piaget, 2004.

LOCATELLI, E.; SCHLEMMER, E. Redes Sociais e o Paradigma Pedagógico Inaciano: uma perspectiva para a Educação Online nas Instituições Educacionais Jesuítas.Colabor@-A Revista Digital da CVA-RICESU, v. 7, n. 28, 2013. Disponível em: <http://www.pead.ucpel.tche.br/revistas/index.php/colabora/article/view/203>. Acesso em:02 maio 2016.

MACIAS-CHAPULA, C. A. O papel da informetriae da cienciometria e sua perspectiva nacional e internacional. Ciência da informação, v. 27, n. 2, p. 134-140, 1998. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/%0D/ci/v27n2/macias.pdf>. Acesso em:04 jun. 2016.

MARIA DE FÁTIMA, S. M.; COREGNATO, S. E. Co-autoria como indicador de redes de colaboração científica.Perspectivas em Ciência da Informação, v. 13, n. 2, p. 18-31, 2008. Disponível em: <http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/215>. Acesso em: 20 abr.2016.

MARTELETO, R. M.; SILVA, A. B. O. Redes e capital social: o enfoque da informação para o desenvolvimento local. Ciência da informação, v. 33, n. 3, p. 41-49, 2004. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/%0D/ci/v33n3/a06v33n3.pdf >. Acesso em: 16fev. 2016.

MENA-CHALCO, J. P.; CESAR-JÚNIOR, R. M. ScriptLattes: an open-source knowledge extraction system from the Lattes platform.Journal of the Brazilian Computer Society, v. 15, n. 4, p. 31-39, 2009. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/jbcos/v15n4/04.pdf>. Acesso em: 10 maio 2016.

MILGRAM, S. The small world problem.Psychology today, v. 2, n. 1, p. 60-67, 1967. Disponível em:<http://measure.igpp.ucla.edu/GK12-SEE-LA/Lesson_Files_09/Tina_Wey/TW_social_networks_Milgram_1967_small_world_problem.pdf> Acesso em: 15 abr.2016.

MORENO, Jacob Levy. Who shall survive?: A new approach to the problem of human interrelations. 1934.Disponível em: <http://psycnet.apa.org/books/10648/>. Acesso em:12 maio 2016.

MUGNAINI, R.; STREHL, L. Recuperação e impacto da produção científica na era Google: uma análise comparativa entre o Google acadêmico e a web of science 10.5007/1518-2924.2008 v13nesp1p92.Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação,v. 13, n. 1, p. 92-105, 2008. Disponível em:<https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/download/1127/1570> Acesso em: 10 abr.2016.

NEWMAN, M. E. J. The structure of scientific collaboration networks. Proceedings of the National Academy of Sciences, v. 98, n. 2, p. 404-409, 2001. Disponível em: <http://www.pnas.org/content/98/2/404.full>. Acesso em: 20 abr. 2016.

NEWMAN, M. E. J.; BARABASI, A. L.; WATTS, D. J.The structure and dynamics of networks. Princeton University Press, 2006.

NEWMAN, M. E. J.; GIRVAN, M. Finding and evaluating community structure in networks.Physical review E, v. 69, n. 2, p. 026113, 2004. Disponível em: <http://grid.cs.gsu.edu/~myan2/communitydetection/10.pdf>. Acesso em:10 jun. 2016.

OBSTFELD, D. Social networks, the tertius iungens orientation, and involvement in innovation.Administrative science quarterly, v. 50, n. 1, p. 100-130, 2005. Disponível em:<http://www.jstor.org/stable/30037177>. Acesso em: 20 fev. 2016.

RECUERO, R.; BASTOS, M. T.; ZAGO, G. Análise de Redes para Mídia Social. PortoAlegre: Sulina, 2015. 182p.

RIBEIRO, H. C. M. Quinze anos de estudo da revista de administração contemporânea sob a ótica da bibliometria e da rede social. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, v. 5, n. 1, p. 86-108, 2015. Disponível em: <http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/22918> Acesso em: 12 abr. 2016.

SCOTT, J.; CARRINGTON, P. J.The SAGE handbook of social network analysis. SAGE publications, 2011.

SPINAK, E. Indicadores cienciometricos. Ci. Inf, v. 27, n. 2, p. 141-148, 1998. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v27n2/2729806.pdf>. Acesso em:02 jun. 2016.

STEPHENSON, K. Trafficking in Trust: The Art and Science of Human Knowledge Networks in: COUGHLIN, Lin; WINGARD, E.; HOLLIHAN, K.Enlightened power: How women are transforming the practice of leadership. John Wiley & Sons, 2005.

VALENTE, T. W. Network models of the diffusion of innovations. Cresskill, NJ: Hampton Press, 1994.

VANTI, N.A.P. Da bibliometria à webometria: uma exploração conceitual dos mecanismos utilizados para medir o registro da informação e a difusão do conhecimento. Ciência da informação, v. 31, n. 2, p. 152-162, 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v31n2/12918>. Acesso em: 12 maio 2016.

VARANDA, M. P. Acção colectiva entre pequenos empresários: uma análise de redes sociais.Análise social, p. 207-230, 2007. Disponível em: <http://analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1218649203J9sHF8te4Zg35VA6.pdf>. Acesso em: 02 abr. 2016.

WASSERMAN, S.; FAUST, K.Social network analysis: Methods and applications. Cambridge university press, 1994.

WATTS, D. J.Small worlds: the dynamics of networks between order and randomness.Princeton university press, 1999.

WELLMAN, B.; BERKOWITZ, S. D. Social structures: A network approach.Cambridge: Cambridge University Press, 1988.

Downloads

Publicado

2016-12-13

Como Citar

Gomes, C. H. P., Cavalcante, P. S., & Lins, W. C. B. (2016). Análise de redes de colaboração científicados docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da Universidade Federal de Pernambuco. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 7(2). Recuperado de https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2784

Edição

Seção

ARTIGOS