ANÁLISE DE REDES DE COLABORAÇÃO CIENTÍFICA DOS DOCENTES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E TECNOLÓGICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
Scientific Collaboration Network Analysis of Pos-Graduation Program in Mathematics and Technology at Federal University of Pernambuco

Carlos Henryque Pompeu Gomes, Patrícia Smith Cavalcante, Walquíria Castelo Branco Lins

Resumo


O trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa sobre a produção científica do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFPE. Foram analisados artigos em uma perspectiva longitudinal em triênios entre 2007 e 2015. O objetivo foi identificar o padrão emergente de coautoria em artigos completos publicados nos estratos Qualis, e, indexados no Google Acadêmico. As metodologias utilizadas foram a Análise de Redes Sociais (ARS) e os indicadores bibliométricos. Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre ARS, as aplicações em Educação e o uso de métricas de bibliometria. A rede total tem uma estrutura radial. Em todos os triênios encontramos membros mais influentes, grau de centralidade e reciprocidade altos, configurando hubs. Os resultados indicam correlação entre colaboração e qualidade da produção por meio de citações. O programa desenvolveu intercâmbio entre as áreas de pesquisa e presença de autores externos, mostrando o caminho para novas pesquisas e adensamento da rede.

Abstract

This work presents results of coauthoship network analysis research of scientific production from professors from graduate program in mathematics and technology at Federal University of Pernambuco. We analyze bibliographic and technical work from coauthors available at Currículo Lattes from National Council for Scientific and Technological Development (CNPq) with Longitudinal network data from triennial datasets from 2007 through 2015. The main purpose of this research was find emerging patterns between articles published at estrato Qualis and Google Academic, using social network analysis and bibliometrics methodologies. We analyze the datasets and the whole network is radial with low density. All triennials we find hubs and influential nodes with high level of degree centrality and reciprocity. The overall results suggest correlations between collaboration and the quality of articles, also indicates better citations at scientific databases. The graduate program developed internal projects and international partnerships, showing the route for new research endeavors and network growth. 


Palavras-chave


Análise de Redes Sociais; Coautoria; Bibliometria; Ensino superior e Google Acadêmico

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v7i2.2784

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ISSN 2177-9309

Contato: revista.emteia@ufpe.br