ENSINO DE ESTATÍSTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS
Statistics as a subject in the development of early education teachers

Michel da Costa, Maria Elisabette Brisola Brito Prado, Angélica Fontoura Garcia Silva

Resumo


Este estudo tem o propósito de compreender como o ensino de Estatística foi desenvolvido em um curso de Pedagogia em uma Universidade privada do Estado de São Paulo. Para coleta de dados, foram realizadas entrevistas com seis alunas e analisados os planos de ensino de três professores que lecionavam Estatística para elas, por meio do Programa de Formação de Professores (PARFOR), do governo federal. A investigação fundamenta-se em teorias que versam sobre o conhecimento profissional docente e o conhecimento pedagógico do ensino de estatística com base em Shulman e Batanero, assim como nos estudos de Gal que discutem o letramento estatístico. As análises dos planos de ensino apresentadas pelos professores, juntamente com a visão das alunas sobre a vivência durante o curso, permitiram identificar que a distribuição dos conteúdos de estatística enfatizou, no geral, elementos da estatística descritiva e, somente um dos docentes, discutiu também questões que permitiriam ampliar o conhecimento curricular. Este estudo apontou pistas que nos levam a refletir e argumentar sobre a necessidade de o professor estar preparado na perspectiva do letramento estatístico para desenvolver sua prática junto aos futuros professores que atuarão no ensino de Estatística nos anos iniciais.

 

ABSTRACT

This study aims to understand how the teaching of Statistics was developed in an Elementary Education Teaching Course at a private university in the state of São Paulo, Brazil. For data collection, we used interviews of six students and we analyzed the lesson plans of the three professors who have taught statistics to them, through the Teacher Training Program (PARFOR) the federal government. The research is based on theories that deal with teachers' professional knowledge and the pedagogical knowledge of teaching statistics based on Shulman and Batanero, as well as in studies of the Gal that discuss statistical literacy. The analysis of lesson plans submitted by teachers, with the vision of the students on the experience during the course allowed us to conclude that the distribution of statistics content generally emphasized descriptive statistics and only one teacher also discussed questions that would allow for the broadening of curriculum knowledge. This study pointed out indications that lead us to reflect and argue about the need for the teacher to be prepared in terms of statistical literacy to develop his practice with the future teachers who will be working on Statistics teaching in the early years of elementary school.


Palavras-chave


Letramento estatístico; PARFOR; Conhecimento profissional; Pedagogia; Professor de Matemática

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v7i1.3885

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ISSN 2177-9309

Contato: revista.emteia@ufpe.br