Ensino de estatística na formação do professor dos anos iniciais
Parole chiave:
letramento estatístico, PARFOR, conhecimento profissional, Pedagogia, professor de matemáticaAbstract
Este estudo tem o propósito de compreender como o ensino de Estatística foi desenvolvido em um curso de Pedagogia em uma Universidade privada do Estado de São Paulo. Para coleta de dados, foram realizadas entrevistas com seis alunas e analisados os planos de ensino de três professores que lecionavam Estatística para elas, por meio do Programa de Formação de Professores (PARFOR), do governo federal. A investigação fundamenta-se em teorias que versam sobre o conhecimento profissional docente e o conhecimento pedagógico do ensino de estatística com base em Shulman e Batanero, assim como nos estudos de Gal que discutem o letramento estatístico. As análises dos planos de ensino apresentadas pelos professores, juntamente com a visão das alunas sobre a vivência durante o curso, permitiram identificar que a distribuição dos conteúdos de estatística enfatizou, no geral, elementos da estatística descritiva e, somente um dos docentes, discutiu também questões que permitiriam ampliar o conhecimento curricular. Este estudo apontou pistas que nos levam a refletir e argumentar sobre a necessidade de o professor estar preparado na perspectiva do letramento estatístico para desenvolver sua prática junto aos futuros professores que atuarão no ensino de Estatística nos anos iniciais.
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