APRESENTAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE TABELAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO 4º E 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Presentation and use of tables in mathematics textbooks in the end of primary school

Natália Amorim, Regina de Lima Silva

Resumo


O livro didático pode ser um recurso importante para o ensino de estatística nos anos iniciais. Os docentes utilizam-se dessa ferramenta pedagógica para desenvolver conceitos e atividades apresentadas em suas aulas. Desse modo, é necessário que esse recurso seja pautado em estratégias para auxiliar de forma significativa no processo de ensino e de aprendizagem. Na presente pesquisa analisamos como a tabela está sendo apresentada e utilizada em 4 (quatro) livros didáticos de matemática do 4º e 5º anos, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2016. Buscamos identificar o que os livros chamavam de tabela e se os dados apresentados eram reais ou fictícios. Podemos destacar que em muitos momentos os livros nomeiam um quadro como tabela, as quais envolviam apenas operações matemáticas. Como positivo, é a presença de atividades que apresentam tabelas e banco de dados com dados reais contribuindo assim para a construção de um ensino de Estatística que faça sentido para os alunos e que possa fazer referência de como a Estatística está presente no mundo à sua volta.

 

ABSTRACT

The textbook can be an important resource for teaching statistics in primary school. Teachers use up this pedagogical tool to develop concepts and activities presented in their classes. Thus, it is necessary that this feature be guided by quality to help significantly in the process of teaching and learning. In the present study we analyze how the table is presented and used in four (4) textbooks math in the end of primary school, approved by PNLD 2016. We seek to identify what the books called table and the data presented were real or fictitious. We can point out that in many instances the books appoint a table as a schedule, which involved only mathematical operations. By positive is the presence of activities that have tables and database with real data thus contributing to the construction of a Statistics teaching that makes sense for students and can make reference to the Statistics is present in the world around them.


Palavras-chave


Tabelas; Estatística; livro didático; anos iniciais

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v7i1.3893

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ISSN 2177-9309

Contato: revista.emteia@ufpe.br