Apresentação e utilização de tabelas em livros didáticos de matemática do 4º e 5º anos do ensino fundamental

Autori

  • Natália Dias de Amorim Universidade Federal de Pernambuco
  • Regina de Lima Silva Universidade Federal de Pernambuco

Parole chiave:

tabelas, estatística, livro didático, anos iniciais

Abstract

O livro didático pode ser um recurso importante para o ensino de estatística nos anos iniciais. Os docentes utilizam-se dessa ferramenta pedagógica para desenvolver conceitos e atividades apresentadas em suas aulas. Desse modo, é necessário que esse recurso seja pautado em estratégias para auxiliar de forma significativa no processo de ensino e de aprendizagem. Na presente pesquisa analisamos como a tabela está sendo apresentada e utilizada em 4 (quatro) livros didáticos de matemática do 4º e 5º anos, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2016. Buscamos identificar o que os livros chamavam de tabela e se os dados apresentados eram reais ou fictícios. Podemos destacar que em muitos momentos os livros nomeiam um quadro como tabela, as quais envolviam apenas operações matemáticas. Como positivo, é a presença de atividades que apresentam tabelas e banco de dados com dados reais contribuindo assim para a construção de um ensino de Estatística que faça sentido para os alunos e que possa fazer referência de como a Estatística está presente no mundo à sua volta.

Riferimenti bibliografici

BARBOSA, J. S. D. A importância da estatística na educação matemática. In: X Encontro Nacional de Educação Matemática. Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador – BA, 7 a 9 de Julho de 2010. Anais.... 2010.

BASTOS, M. S. O Livro didático nas aulas de matemática: um estudo a partir das concepções dos professores. In: VIII ENEM – Encontro nacional de educação matemática. Anais ... Recife, 2004.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. 3. v. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: Educação estatística. Brasília: MEC, SEB, 2014.

BRASIL, Secretaria de Educação Básica. Guia do Livro Didático PNLD 2016: Alfabetização matemática e matemática, ensino fundamental, anos iniciais. Brasília: MEC/SEB, 2015.

CAZORLA, I. M.; CASTRO, F. C. O papel da estatística na leitura do mundo: o letramento estatístico. UEPG: Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes, Ponta Grossa, v. 16, n. 1, p. 45-53, jun. 2008.

DÍAZ, O. R. T. A atualidade do livro didático como recurso curricular. Linhas Críticas, Brasília, DF, v. 17, n. 34, p. 609-624, set./dez. 2011.

EVANGELISTA, M. B.; GUIMARÃES, G. Análise de atividade de livros didáticos de matemática do 4° e 5° ano que exploram o conceito de escala. In: VII CIBEM. Montevideo, Uruguay, 16 al 20 de setiembre de 2013. Anais... 2013.

GUIMARÃES, G.; GITIRANA, V.; MELO, M.; CAVALCANTI, M. Livro Didático: análise sobre representação em gráficos e tabelas. Anais do SIPEMAT. Recife, Programa de PósGraduação em Educação-Centro de Educação – Universidade Federal de Pernambuco, 2006,

p.

GUIMARÃES, G.; GITIRANA, V. G. F.; CAVALCANTE, M.; MARQUES, M. Livros didáticos de matemática nos anos iniciais: análise das atividades sobre gráficos e tabelas. In: IX Encontro Nacional de Educação Matemática, Anais... Belo Horizonte, 2007.

QUEIROZ, E. O uso do livro didático de Matemática por professores de Ensino Fundamental. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, UFPE, Recife, 2007.

BIVAR, D;. SELVA, A. C. V. Analisando atividades envolvendo gráficos e tabelas nos livros didáticos de matemática. XIII Conferência interamericana de educação matemática - XIII CIAEM-IACME. Anais... Recife, 2011.

Pubblicato

2016-09-17

Come citare

Amorim, N. D. de, & Silva, R. de L. (2016). Apresentação e utilização de tabelas em livros didáticos de matemática do 4º e 5º anos do ensino fundamental. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 7(1). Recuperato da https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/3893