Características socioeconômica, profissional e da prática docente de professores dos anos iniciais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.36397/emteia.v10i2.13383Schlagworte:
perfil, professores, matemática, anos iniciais, ensino fundamentalAbstract
O estudo apresentado pode ser classificado como descritivo-transversal com abordagem quantitativo-qualitativa, uma vez que o objetivo fixado foi o de estabelecer perfil sócio-demográfico-profissional e acadêmico de 55 professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de oito escolas da cidade de Uberlândia (MG), sendo duas escolas estaduais, duas escolas municipais, uma escola federal e três escolas privadas. A pesquisa mostrou, dentre outros resultados, que 90,9% dos professores estão satisfeitos por serem professores, mas em contraponto a este posicionamento positivo em relação à profissão de professor, existe um alto percentual de professores que não está satisfeito com os seus salários, ou seja, 63,6%, indicando que há insatisfação com o salário. Apesar disso, se estes professores voltassem no tempo, 75,0% dos professores da escola federal; 73,3% dos professores de escolas estaduais e privadas; e 69,2% dos professores de escolas municipais; optariam novamente pelo magistério. Isto indica também uma posição positiva em relação à profissão professor. E cabe ainda destacar que quando os professores indicam que uma de suas principais formas de ensinar é através de exercícios como atividade prática, há indícios de que estes consideram que realizar exercícios é fazer prática. Assim, a identificação do perfil dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, pode vir a ser um instrumento, ou propulsor de uma pesquisa mais aprofundada, para maior compreensão dos efeitos concretos das políticas educacionais na educação pública.Literaturhinweise
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