As concepções e os conhecimentos de geometria euclidiana de um grupo de professores de matemática da educação básica

Auteurs-es

  • Karla Aparecida Lovis Instituto Federal Catarinense - Campus Concórdia
  • Valdeni Soliani Franco Universidade Estadual de Maringá

Mots-clés :

educação matemática, geometria euclidiana, concepções, conhecimentos, formação de professores

Résumé

O objetivo deste artigo é apresentar uma pesquisa na qual foram identificadas e analisadas as concepções sobre a Geometria Euclidiana de um grupo de 27 professores de Matemática, que atuam em escolas públicas, de 27 Núcleos Regionais de Educação do Estado do Paraná. Para identificar e analisar as concepções dos professores foram investigados os conhecimentos, as opiniões, as preferências e as ideias que eles apresentam sobre a Geometria Euclidiana. A escolha dos participantes realizou-se por meio de um questionário, a coleta dos dados adveio de uma entrevista semiestruturada e a análise dos dados foi desempenhada por meio da Análise de Conteúdo descrita por Bardin. Após as análises, constatou-se que dezoito professores apresentam suas concepções por meio de entes geométricos da Geometria Euclidiana, ou seja, usando-se de ponto, reta, plano, figuras geométricas e sólidos geométricos. Quatro professores, além de conceberem a Geometria por meio de entes geométricos, citaram as palavras postulados e axiomas; cinco docentes apresentaram suas concepções fundamentadas, entre outros aspectos, na história e em conceitos da Geometria Euclidiana. Em geral, observou-se que os professores concebem a Geometria Euclidiana como o reconhecimento e nomeação de figuras e sólidos geométricos. 

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Publié-e

2015-12-22

Comment citer

Lovis, K. A., & Franco, V. S. (2015). As concepções e os conhecimentos de geometria euclidiana de um grupo de professores de matemática da educação básica. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 6(2). Consulté à l’adresse https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2255

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