O Pibid e o desenvolvimento do conhecimento profissional dos professores supervisores

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.248145

Schlagworte:

educação matemática, formação continuada, scholarship da docência, grupo focal

Abstract

Este trabalho investigou implicações do PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência para o desenvolvimento do conhecimento profissional dos professores supervisores, a partir das componentes da scholarship da docência. Estas componentes são a autocompreensão profissional e a teoria educacional subjetiva. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho investigativo e interpretativo, em que foi utilizado o grupo focal, que reuniu alguns dos professores supervisores que atuaram no subprojeto do PIBID de Matemática da UNESPAR – Campus de União da Vitória entre 2012 e 2017, para discutirem sobre suas experiências no PIBID. Posteriormente, a análise de dados revelou a influência de ações desenvolvidas com o PIBID no conhecimento profissional desses professores, principalmente no que diz respeito às reflexões e discussões coletivas decorrentes da participação no Programa, agregando novas ideias e elementos para suas práticas, assim como o desenvolvimento de aspectos da scholarship da docência. A atuação dos professores supervisores no PIBID deve ser reconhecida como uma política de formação continuada de professores, porque possibilita a articulação teoria-prática e, dessa forma, apresenta potencial maior do que os documentos que regulam o programa revelam.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Camila Maria Koftun, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Atualmente é acadêmica no Mestrado em Educação Matemática do PRPGEM, da UNESPAR. Atua como bolsista de apoio técnico, no projeto de pesquisa “A construção de animações e simuladores no software GeoGebra e o Ensino e a Aprendizagem de Matemática” - UNESPAR. Pós graduada a nível de especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação pela Faculdade UNINA – Curitiba PR. Graduada em Licenciatura em Matemática pela UNESPAR – campus União da Vitória.

Maria Ivete Basniak, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2014), Mestre em Métodos Numéricos em Engenharia pela Universidade Estadual do Paraná (2009). Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná sob a supervisora da professora Sani de Carvalho Rutz da Silva. Atuou na Educação Básica (Educação Infantil, Anos Finais do Ensino Fundamental e Médio), na Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional e formação continuada de professores em tecnologias na educação como coordenadora pedagógica da Coordenação Regional de Tecnologia na Educação. Atualmente é professora Adjunta do Colegiado de Matemática da Universidade Estadual do Paraná, campus de União da Vitória e professora permanente do Programa de Pós Graduação em Educação Matemática (PRPGEM). Coordena o projeto de pesquisa financiado pela Fundação Araucária: Análise de tarefas como prática para (res)significação de conhecimentos profissionais de professores de matemática.Tem experiência na área de Matemática Aplicada e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, tecnologias, políticas educacionais, ensino da matemática.

Literaturhinweise

BASNIAK, M. I.; ESTEVAM, E. J. G. O PIBID e o desenvolvimento da Scholarship da docência do professor de Matemática. Revista Crítica Educativa, Sorocaba – SP, v. 3, n. 2, p. 602-617, 2017.

BRASIL, Decreto n. 7.219. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, p. 4-24, 2010.

BRASIL. CAPES. Portaria 096/2013, de 18 de julho de 2013. Brasília. Aprova o regulamento do PIBID. Disponível em: <https://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Portaria_096_18jul13_AprovaRe gulamentoPIBID.pdf>. Acesso em: 30 abr. 2018.

CANAVARRO, A. P. Ensino exploratório da Matemática: Práticas e desafios. Educação e Matemática, Lisboa, p. 11-17, 2011.

DIAS, C. A. Grupo Focal: técnica de coleta de dados em pesquisas qualitativas. Informação & Sociedade: Estudos, v. 10, n. 2, 30 jan. 2000.

FIORENTINI, D. A Investigação em Educação Matemática desde a perspectiva acadêmica e profissional: desafios e possibilidades de aproximação. Cuadernos de Investigación y Formación en Educación Matemática, Costa Rica, v. 8, n. 11, p. 61-82, 2013.

GATTI, B. A. Grupo Focal na Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. Série pesquisa em educação, Brasília, v. 10, p. 7- 41, 2005.

KELCHTERMANS, G. Who I am in how I teach is the message: self-understanding, vulnerability and reflection. Teachers and Teaching: theory and practice, v.15, n.2, p. 257-272, 2009.

LAROCCA, P.; GIRARDI, P. G. Trabalho, Satisfação e Motivação docente: Um Estudo Exploratório Com Professores Da Educação Básica. Anais - X Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, Curitiba – PR, p. 1932-1948, 2011.

LUDKE, M.; CRUZ, G. B. Aproximando Universidade e Escola de Educação Básica Pela Pesquisa. Cadernos de Pesquisa, Rio de Janeiro, v. 35, n. 125, p. 81-109, 2005.

MOREIRA, P. C.; DAVID, M. M. S. O Conhecimento Matemático do Professor: Formação e Prática Docente na Escola Básica. Revista Brasileira de Educação, Minas Gerais, n. 28, p. 50-61, 2005.

OLIVEIRA, H. M.; CYRINO, M. C. T. A Formação Inicial de Professores de Matemática em Portugal e no Brasil: Narrativas de Vulnerabilidade e Agência. Revista Interacções, Portugal, n. 18, p. 104-130, 2011.

PONTE, J. P.; PEREIRA, J. M.; QUARESMA, M.; VELEZ, I. Formação de professores dos primeiros anos em articulação com o contexto de prática de ensino de matemática. Revista Latino americana de Investigación en Matemática Educativa, v. 20, n. 1, p. 71-94, 2017.

Regimento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID.RESOLUÇÃO Nº 005/2014-CEPE/UNESPAR. Disponível em: <http://pibid.unespar.edu.br/sobre/institucional/regimento-2015.pdf/view>. Acesso em: 05 mai. 2018.

RODRIGUES, P. H.; CYRINO, M. C. T. Aspectos da prática pedagógica considerados na elaboração de um caso multimídia para formação de professores que ensinam matemática. Ciência & Educação, Bauru – SP, v. 23, n. 3, p. 577-595, 2017.

SANTOS, M. C. Algumas Concepções Sobre Ensino – Aprendizagem de Matemática. Educação Matemática Em Revista, v. 9, n. 12, p. 11-15, 2002.

SANTOS FILHO, J. C.; DIAS, C. L. Profissão acadêmica e scholarship da docência: novo olhar sobre as múltiplas funções do professor universitário. Avaliação, v.21, n.3, p. 837-857, 2016.

SHULMAN, L. Knowledge and teaching. Foundations of the New Reform. Harvard Educational Review, Cambridge. v. 57, n. 1, p. 1-22, 1987.

Veröffentlicht

2021-12-17

Zitationsvorschlag

Koftun, C. M., & Basniak, M. I. (2021). O Pibid e o desenvolvimento do conhecimento profissional dos professores supervisores. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 12(4). https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.248145

Ausgabe

Rubrik

ARTIGOS