Análise sistemática do método empírico de medições de terras
DOI :
https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.248369Mots-clés :
método empírico, cubação de terras, medidas padronizadas, quadriláteros, agricultoresRésumé
Este artigo discorre sobre a importância do conhecimento empírico para povos de zonas rurais, através da utilização desse tipo de conhecimento no cálculo de área de terras. O trabalho tem como objetivo analisar os processos matemáticos desenvolvidos por pequenos agricultores no cálculo de áreas de terras e a associação desse conhecimento com métodos sistemáticos já consagrados na literatura matemática. Apresenta uma abordagem qualitativa, um estudo de caso com pequenos agricultores inseridos em uma comunidade rural do município de Filadélfia/Ba, e teve como instrumento de coleta de dados um questionário composto por seis questões. Os dados obtidos mostram que o procedimento empírico é valido para o cálculo da área dos quadriláteros e seus resultados forneceram medidas exatas ou aproximadas, onde suas variações dependeram do formato da figura geométrica que representa a região em questão, sendo tanto mais próximas do valor real quanto mais regular for o quadrilátero.
Références
D’AMBRÓSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. Coleção – Tendências em Educação Matemática. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
EVES, H. Introdução à história da matemática. Trad. Hygino H. Domingues. 3. ed. Campinas, SP: Editora UNICAMP, 2004.
EVES, H. Introdução à História da Matemática. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2011.
GARBI, Gilberto Geraldo. A Rainha das Ciências. Um passeio histórico pelo maravilhoso mundo da matemática. São Paulo: Livraria da Física, 2008.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
LEONARDO, Fábio Martins de. Projeto araribá, obra coletiva - matemática. São Paulo:Moderna, 9(3), 2010.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.
MIRANDA, Daniel. Matemática Empírica. Universidade Federal do ABC, 2009. Disponível em: < http://hostel.ufabc.edu.br/~daniel.miranda/upload/2009/09/ecm1.pdf >. Acesso em: 28 jul. 2020.
OLIVEIRA, Jeanderson. Matemática, Geometria, Área das Figuras Planas. 2012. Disponível em: Acesso em: 14 abr. 2020.
ROSA NETO, R. Didática da matemática. São Paulo: Ática, 2002.
SILVA, J. R. N. do. Etnomatemática - abordagem dos diversos tipos de unidades de medidas e sua utilização no sertão alagoano. Maceió. 2016. Disponível em: < http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2347 >.
TARTUCE, T. J. A. Métodos de pesquisa. Fortaleza: UNICE – Ensino Superior, 2006. Apostila.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d. Os conteúdos da Revista Em Teia estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) License.
b. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
c. Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work.
d. This license allows reusers to copy and distribute the material in any medium or format in unadapted form only, for noncommercial purposes only, and only so long as attribution is given to the creator.

