Estimativa na BNCC e em livros didáticos para anos iniciais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.261577Schlagworte:
estimativa, currículo, livro didático, Alfabetização MatemáticaAbstract
Neste artigo, discutimos como a habilidade de estimar aparece na Base Nacional Comum Curricular e em uma coleção de livros didáticos de Matemática para anos iniciais do Ensino Fundamental. Procuramos identificar quais as situações em que a estimativa aparece no currículo oficial e como esta se materializa em atividades dos livros didáticos. Os pressupostos metodológicos são o da pesquisa documental e da análise descritiva. Os dados produzidos indicam que há quatro grandes categorias de situações com estimativa: cálculos, quantidades discretas, probabilidades e grandezas. Quanto à qualidade das atividades propostas nos livros, nota-se que apenas uma pequena parte é adequada para o desenvolvimento da capacidade de estimar. Há situações em que a estimativa é empregada, mas não ligada a objetivos relacionados. Em sua maioria, as situações são inadequadas ou direcionam-se para outros procedimentos e estratégias que evitam o uso da estimativa. A resolução das atividades com estimativa exige dois tipos de parâmetros para sustentar as inferências: os parâmetros matemáticos que envolvem o senso numérico e o cálculo aproximado e os parâmetros físicos para a estimativa de medidas de grandezas físicas.
Literaturhinweise
DURO, Mariana Lima. Desenvolvimento da estimativa numérica: instrumentos de avaliação e estratégias de solução. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, 2017.
DURO, Mariana Lima; DORNELES, Beatriz Vargas. Estratégias de estimativa numérica de quantidades. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 32, 2021. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8666779 . Acesso em: 23 dez. 2023.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
JÚNIOR, José Ruy Giovanni. A conquista: matemática 1° ano, ensino fundamental, anos iniciais. 1° ed. São Paulo: FTD, 2021.
JÚNIOR, José Ruy Giovanni. A conquista: matemática 2° ano, ensino fundamental, anos iniciais. 1° ed. São Paulo: FTD, 2021.
JÚNIOR, José Ruy Giovanni. A conquista: matemática 3° ano, ensino fundamental, anos iniciais. 1° ed. São Paulo: FTD, 2021.
JÚNIOR, José Ruy Giovanni. A conquista: matemática 4° ano, ensino fundamental, anos iniciais. 1° ed. São Paulo: FTD, 2021.
JÚNIOR, José Ruy Giovanni. A conquista: matemática 5° ano, ensino fundamental, anos iniciais. 1° ed. São Paulo: FTD, 2021.
MORETTIN, Pedro. Estatística Básica. São Paulo: Saraiva, 2017.
SEGOVIA, Isidoro; CASTRO, Encarnacion; CASTRO, Enrique; RICO, Luís. Estimación en cálculo y medida. Madrid: Sintesis, 1989.
SMOOTHEY, Marion. Atividades e jogos com estimativas. São Paulo: Scipione, 1998.
SOUZA, Adiléia da Silva. Trabalhando com unidades de medida e estimativas na Educação Infantil. Dissertação de Mestrado. UNIVATES, 2016.
SPINILLO, Alina Galvão. Usos e funções do número em situações do cotidiano. In: BRASIL, Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Quantificação, registros e agrupamentos. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2014.
SPINILLO, Alina Galvão. O conceito de chance em situações de julgamento e de construção. In: NOVAES, M.; BRITO, M. (Orgs.). Psicologia na educação: articulação entre pesquisa, formação e prática pedagógica. Rio de Janeiro: Xenon Editora, 1996.
SPINILLO, Alina Galvão. O conceito de chance em crianças: noções iniciais e possibilidades de ensino. Anais da II Semana de Estudos em Psicologia da Educação Matemática, Recife: EDUFPE, 1997a.
SPINILLO, Alina Galvão. Chance estimates by young children: strategies used in on ordering task. Procedures da “21st. International Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, 4, 182-189, 1997b.
PARRA, Cecília. Cálculo mental na escola primária. In: PARRA, Cecília; SAIZ, Irma (Orgs.). Didática da matemática: reflexões psicopedagógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. p. 186-235.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2024 Charlene Origuela Gaspar de Pinho, João Alberto da Silva, Sarys Amanda Avila Petito , Maristel Carrilho da Rocha Tunas, Luciane de Oliveira Hentsch Vasconcelos

Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d. Os conteúdos da Revista Em Teia estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) License.
b. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
c. Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work.
d. This license allows reusers to copy and distribute the material in any medium or format in unadapted form only, for noncommercial purposes only, and only so long as attribution is given to the creator.