Educação matemática e tecnologias digitais: dos primórdios às perspectivas futuras

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.263912

Schlagworte:

educação matemática, tecnologias digitais, história da educação matemática, Educação a Distância, Inteligência Artificial

Abstract

Esta investigação busca compreender, descrever e avaliar o percurso histórico do uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) aplicadas ao ensino de Matemática no Brasil. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa de natureza exploratória e histórico-bibliográfica, com o intuito de coligir e organizar as informações dispersas na literatura sobre o tema. Os principais resultados indicam que as primeiras iniciativas brasileiras no sentido de aliar o uso de tecnologias com a educação ocorreram nos anos 1970, inicialmente nas universidades federais. A década de 1990, entretanto, representou um marco de transição, com a crescente democratização do acesso ao computador e a sua recente chegada às escolas, notadamente as escolas particulares. Porém, a chegada do computador à escola por si só não representou imediatamente uma revolução nos métodos de ensino. Era necessário tanto alfabetizar digitalmente os alunos, quanto formar professores aptos ao trabalho com as tecnologias digitais. Neste sentido, o grande entrave foi adequar os cursos de formação inicial à nova realidade. Esta investigação enumera dois principais desafios e perspectivas futuras para área, a saber: i) as novas potencialidades da inteligência artificial e as suas aplicações ao ensino de Matemática; ii) a formação inicial de professores para o trabalho com as tecnologias digitais, que segue historicamente como um dos maiores entraves para a área, uma vez que os contantes avanços tecnológicos e as novas diretivas curriculares em frequente mutação demandam constantes atualizações na grade curricular das Licenciaturas.

Literaturhinweise

ARAÚJO, A. P. A informática no ensino da matemática: uma questão em discussão. In: II ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - ENEM, 2., 1988, Maringá. Anais [...]. Maringá: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 1988. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/files/enemII.pdf. Acesso em: 31 jul. 2024.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BAUER, M. W. Análise de conteúdo clássica: uma revisão. In: BAUER, M. W.; GASKELL, G. (Org.). Pesquisa qualitativa com texto imagem e som: um manual prático. Tradução de Pedrinho A. Guareschi. Petrópolis: Vozes, 2008.

BORBA, M. C.; ALMEIDA, H. R. F. L.; CHIARI, A. S. S. Tecnologias Digitais e a relação entre teoria e prática: uma análise da produção em trinta anos de BOLEMA. BOLEMA, Rio Claro, v. 29, n. 53, p. 1115-1140, ago. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/RKWYVzWj5r34qJRWZDt4jKg/. Acesso em: 31 jul. 2024.

BORBA, M. C.; SILVA, R. S. S.; GADANIDIS, G. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

BORBA, M. C.; BALBINO JUNIOR, V. R. O ChatGPT e educação matemática. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, SP, v. 25, n. 3, p. 142-156, 2023. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/63304. Acesso em: 10 ago. 2024.

BORGES NETO, H. Uma classificação sobre a utilização do computador pela escola. Revista Educação em Debate, Fortaleza, vol. 1, n. 27, p. 135-138, 1999. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24440. Acesso em: 02 ago. 2024.

BRASIL. Lei n° 13.415/2017. Regulamenta a Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 07 ago. 2024.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matematica.pdf. Acesso em: 07/08/2024.

BRASIL. Lei nº 14.533, de 11 de Janeiro de 2023. Institui a Política Nacional de Educação Digital e altera as Leis nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), 9.448, de 14 de março de 1997, 10.260, de 12 de julho de 2001, e 10.753, de 30 de outubro de 2003. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2023-2026/2023/Lei/L14533.htm. Acesso em: 09 ago. 2024.

CARDOSO, A. M.; AZEVEDO, J. F.; MARTINS, R. X. Histórico e tendências de aplicação das tecnologias no sistema educacional brasileiro. Revista Colabor@, Curitiba, v. 8, n. 30, 2013. Disponível em: http://repositorio.ufla.br/bitstream/1/11448/1/ARTIGO_Hist%C3%B3rico%20e%20tend%C3%AAncias%20de%20aplica%C3%A7%C3%A3o%20das%20tecnologias%20no%20sistema%20educacional%20brasileiro.pdf. Acesso em: 04 ago. 2024.

CRUZ, F. C. S. O uso de tecnologias no ensino de Matemática. 2012. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade estadual paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São José do Rio Preto, 2012.

D’AMBRÓSIO, U. A Educação Matemática na década de 1990: perspectivas e desafios. In: I ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - ENEM, 1., 1987, São Paulo. In: Anais [...]. São Paulo: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 1987. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/files/enemI.pdf. Acesso em: 31 jul. 2024.

GONÇALVES, M. B.; PEREIRA, M. G.; SIQUEIRA, K. C.; CORREIA, F. S.; FLEMMING, D. M. Inteligência artificial aplicada ao ensino de Matemática. In: V ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - ENEM, 5., 1995, Aracajú. In: Anais [...]. Aracajú: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 1995. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/files/V_ENEM_I%20.PDF. Acesso em: 31 jul. 2024.

IBGE. Computador com internet e celular são bens que mais crescem nos lares brasileiros. Brasília, DF: IBGE, 2011.

LÉVY, P. As tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Editora 34, 2010.

MAIA, D. L. Ensinar Matemática com uso de tecnologias digitais: um estudo a partir da representação social de estudantes de Pedagogia. 2012. Dissertação (Mestrado acadêmico em Educação) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2012.

MORAES, M. C. Informática Educativa no Brasil: um pouco de história. Revista Em aberto, Brasília, DF, v. 12, n. 57, 1993. Disponível em: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/bitstream/123456789/7727/1/Inform%C3%A1tica%20Educativa%20no%20Brasil%20um%20Pouco%20de%20Hist%C3%B3ria.pdf. Acesso em: 05 ago. 2024.

MORAES, M. C. Informática Educativa no Brasil: Uma história vivida, algumas lições aprendidas. Revista Brasileira de Informática na Educação, São Paulo, SP, n. 01, p. 1-26, set. 1997. Disponível em: https://edumidiascomunidadesurda.files.wordpress.com/2016/05/maria-candida-moraes-historia-da-informatica-educativa-no-brasil.pdf. Acesso em: 08 ago. 2024.

NUNES, K. L. X.; GROSSI, L. Tecnologias Digitais em Educação Matemática: panorama dos Grupos de Pesquisa do Paraná. Revista Matemática, Ensino e Cultura (Rematec), Belém, PA, n. 43, v. 18, 2023. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/431. Acesso em: 18 nov. 2024.

OLIVEIRA, G. P. Educação Matemática e EaD no Brasil: um perfil sobre grupos de pesquisa. Revista EducaOnline, Rio de Janeiro, v. 12, n. 2, p. 58-84, 2018. Disponível em: https://revistaeducaonline.eba.ufrj.br/edi%C3%A7%C3%B5es-anteriores/2018-2/educa%C3%A7%C3%A3o-matem%C3%A1tica-e-ead-no-brasil-um-perfil-sobre-grupos-de-pesquisa. Acesso em: 04 ago. 2024.

OLIVEIRA, R. M.; SILVA, M. R. O uso da inteligência artificial no ensino da matemática. Caderno Intersaberes, Curitiba, v. 12, n. 44, p. 19-29, 2023. Disponível em: https://www.cadernosuninter.com/index.php/intersaberes/article/view/2964/2145. Acesso em: 10 ago. 2024.

SILVA, M. K. C.; ASSIS, M. M. A.; AMARAL, L. L. C. Pesquisas sobre tecnologias digitais no ensino de matemática da educação básica: um estado do conhecimento. IX CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – CONEDU, 9., 2023, João Pessoa. In: Anais [...] João Pessoa: Centro Multidisciplinar de estudos e pesquisa, 2023. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/ebooks/conedu/2023/GT13/TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID297_TB4136_27102023075418.pdf. Acesso em: 16 out. 2024.

TAVARES, N. R. B. História da informática educacional no Brasil observada a partir de três projetos públicos. Caxias do Sul, RS: APADEV, [2016]. Disponível em: https://www.apadev.org.br/pages/workshop/ historiaInf.pdf. Acesso em: 31 jul. 2024.

VALENTE, J. A. Informática na educação: instrucionismo x construcionismo. Manuscrito não publicado, NIED: UNICAMP, 1997.

VALENTE, J. A. (Org.). O computador na sociedade do conhecimento. Brasília: MEC, 1999. (Coleção Informática para a Mudança na Educação).

VALENTE, J. A. Um laptop para cada aluno: promessas e resultados. In: ALMEIDA, M. E. B. de; VALENTE, J. A. (Org.). O computador portátil na escola: mudanças e desafios nos processos de aprendizagem. São Paulo: Avercamp, 2011.

Veröffentlicht

2024-12-10

Zitationsvorschlag

Santos, R. M. dos. (2024). Educação matemática e tecnologias digitais: dos primórdios às perspectivas futuras. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 15(2), 120–138. https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.263912