Evolução e impacto dos modelos de gamificação no ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2025.264095

Palavras-chave:

Gamificação, Ensino Superior, Metodologias Ativas, Engajamento Estudantil, Projetos Gamificados

Resumo

Este artigo examina a evolução de modelos de gamificação aplicados em um curso de Licenciatura no ensino superior, analisando seu impacto na dinâmica de ensino-aprendizagem. Três modelos distintos de gamificação são explorados: o Projeto Colmeia, o projeto REGRID-20 e o Projeto 'Desafios dos Sábios'. A fundamentação teórica ancora-se nas discussões sobre inovação pedagógica, metodologias ativas e nos oito drives motivacionais do framework Octalysis, articuladas às práticas pedagógicas investigadas. Realizou-se, ainda, uma análise qualitativa das respostas dos alunos. Os achados sugerem que, quando implementada de forma eficaz, a gamificação eleva o engajamento discente e favorece a construção de competências essenciais ao século XXI. O artigo contribui para o estímulo ao uso de metodologias ativas no ensino superior, com foco no processo de gamificação, enfatizando aspectos de relação com a identidade dos estudantes de forma a criar um ambiente favorável para a aprendizagem mais significativa.

Biografia do Autor

Paulo André Silva, Universidade Federal de Pernambuco - Ciências Biológicas no Centro Acadêmico de Vitória (PE)

Professor adjunto (CAV/UFPE). Pedagogo (UFPE). Doutor em Educação e Tecnologia (EDUMATEC/UFPE). Mestre em Educação e Tecnologia (EDUMATEC/UFPE). Coordenador Laboratório de Educação e Inovação (CAV/UFPE). Pós doutorado em Tecnologias Educacionais pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, com pesquisa na área de plataformas adaptativas para práticas de ensino.

 

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Publicado

2025-05-22

Como Citar

Silva, P. A. (2025). Evolução e impacto dos modelos de gamificação no ensino superior. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 16(1), 69–90. https://doi.org/10.51359/2177-9309.2025.264095

Edição

Seção

ARTIGOS