Expectativas e percepções de professores de matemática e ciências sobre o programa projovem campo - saberes da terra

Autori

  • Glória Maria Duarte Cavalcanti Unidade Acadêmica de Garanhuns; Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Luciano Cavalcanti Nascimento Unidade Acadêmica de Garanhuns; Universidade Federal Rural de Pernambuco

Parole chiave:

ensino de matemática e ciências, educação do campo, integração de saberes, formação de professores

Abstract

Esteartigoé o resultado de reflexões sobre uma experiência desenvolvidano Programa ProJovem Campo –Saberes da Terra no Estado  de Pernambucoem 2010nas áreas de matemática  e ciência  da  natureza.A  investigação  traçouo  perfil  formativo  de  71 professores  dessas áreas  de  conhecimento  e  analisousuas  expectativas  com  relação  à formação recebida, suas necessidades formativas e seus entendimentos sobre integração de   saberes,   um   dos   conceitos   de   ordem   teórico-metodológica   fundamentais   do Programa. Os resultadosindicam a necessidade de continuar a investigação sobre como esses   sujeitos   estão   se   apropriando   dos   pressupostos   teórico-metodológicos do Programa e   de   comparar   os   resultados   de   aprendizagem   dos   educandos   cujos professores jáatuam  naEducação  do  Campo, com  aqueles  que  estão  iniciando  sua prática docente utilizando tais pressupostos para atuarem na Educação do Campo.

Biografia autore

Luciano Cavalcanti Nascimento, Unidade Acadêmica de Garanhuns; Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professor de metodologia do ensino de matemática do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Unidade Acadêmica de Garanhuns da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

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Pubblicato

2014-03-04

Come citare

Cavalcanti, G. M. D., & Nascimento, L. C. (2014). Expectativas e percepções de professores de matemática e ciências sobre o programa projovem campo - saberes da terra. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 4(3). Recuperato da https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2223

Fascicolo

Sezione

ARTIGOS