O GeoGebra como ferramenta ao ensino das funções trigonométricas no Ensino Médio: um estudo de caso no IFMT campus Cuiabá

Autores

  • Carlos Carlão Pereira do Nascimento Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT
  • Maria Madalena Dullius Universidade Vale do Taquari - Univates
  • André Krindges Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

DOI:

https://doi.org/10.36397/emteia.v11i3.244217

Palavras-chave:

software GeoGebra, funções trigonométricas, sequência didática, ensino médio, intervenção pedagógica

Resumo

O presente artigo é um recorte da dissertação de mestrado intitulada “O uso do GeoGebra no Ensino das Funções Trigonométricas no 2º ano do Ensino Médio no IFMT Campus Cuiabá” (NASCIMENTO, 2019) na pesquisa investigou-se como a utilização do software GeoGebra pode potencializar a exploração de tópicos da trigonometria. O objetivo principal foi investigar como a utilização do software GeoGebra pode potencializar a exploração das Funções Trigonométricas seno, cosseno e tangente. Para tanto, buscou-se trabalhar com os seguintes objetivos específicos: a) desenvolver uma sequência didática por meio do uso do software GeoGebra para o estudo das funções trigonométricas; b) promover a participação dos estudantes no estudo da trigonometria por meio da manipulação do software. De cunho qualitativo, a pesquisa foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT Campus Cuiabá com estudantes do segundo ano do Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico de Informática. Para o desenvolvimento propôs-se uma intervenção pedagógica realizada por meio do software GeoGebra a partir de uma sequência didática sistematizada em vinte e quatro aulas. Como referencial teórico nos pautamos em Amado e Carreira (2015), Borba (2016), Dullius (2015), Gravina (2001, 2012), Valente (1997), entre outros.

Biografia do Autor

Carlos Carlão Pereira do Nascimento, Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT

Mestre, professor do IFMT - Campus Cuiabá.

Maria Madalena Dullius, Universidade Vale do Taquari - Univates

Professora Dra. do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Extas - Univates.

André Krindges, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Professor Dr. da UFMT.

Referências

AMADO, N. M. P.; CARREIRA, S. P. Recursos Tecnológicos no Ensino e Aprendizagem da Matemática. In: DULLIUS, Maria Madalena; QUARTIERI, Marli Teresinha (Orgs.). Explorando a Matemática com Aplicativos Computacionais - Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Lajeado: Ed. da Univates, 2015.

BORBA, M. C. Informática e Educação Matemática. 5. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Plano Nacional de Educação (2014-2014). Lei n.º 13.005 de 25 de junho de 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Portaria nº 1.570, publicada no D.O.U. de 21/12/2017, secção 1, p. 146. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_ 110518.pdf. > Acesso em: 10 jan. 2019.

DULLIUS, M. M.; HAETINGER, C. Ensino e Aprendizagem de Matemática em Ambientes Informatizados: Concepção, Desenvolvimento, Uso e Integração Destes no Sistema Educacional. Anais IV Encontro Ibero-Americano de Coletivos Escolares e Redes de Professores que fazem investigação na sua escola. Porto Alegre, 2004. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/ienci/uploaded/ATA_EIBIEC_IV.pdf. Acesso em: 05 jun. 2019.

DULLIUS, M. M.; QUARTIERI, M. T. Maria Madalena Dullius, Marli Teresinha Quartieri (Org.). Explorando a matemática com aplicativos computacionais: anos iniciais do ensino fundamental. Lajeado: Editora Univates, 2015. p. 5-6. Disponível em: https://www.univates.br/editora-univates/media/publicacoes/144/pdf_144.pdf. Acesso: 7 fev. 2018.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisas Sociais. São Paulo: Atlas, 2008. v.6.

GRAVINA, M. A. Os ambientes de geometria dinâmica e o pensamento hipotético dedutivo. 2001. 277f. Tese (Doutorado em Informática na Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2001. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/2545/000321616.pdf?sequen. Acesso em: 05 jun. 2019.

GRAVINA, M. A. et al. (org.). Matemática, Mídias Digitais e Didática: tripé para formação do professor de Matemática. Porto Alegre: Evangraf, 2012. p. 37-52.

LIMA, E. L.; CARVALHO, P. C. P.; MORGADO, A. C. A matemática do ensino médio:

Volume 1, 8. ed. Rio de Janeiro: SBM, 2005.

Downloads

Publicado

2020-11-08

Como Citar

Nascimento, C. C. P. do, Dullius, M. M., & Krindges, A. (2020). O GeoGebra como ferramenta ao ensino das funções trigonométricas no Ensino Médio: um estudo de caso no IFMT campus Cuiabá. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 11(3). https://doi.org/10.36397/emteia.v11i3.244217

Edição

Seção

ARTIGOS