Uma abordagem de utilização do ChatGPT para definição de temas para trabalhos de conclusão de curso

Autori

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.263852

Parole chiave:

ChatGPT, Trabalho de Conclusão de Curso, TCC, Graduação

Abstract

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma exigência de formação complementar do currículo de vários cursos de graduação. Em vários currículos de cursos da computação, o TCC é exigido como atividade complementar. No entanto, existe uma dificuldade inicial no TCC, que é a definição do tema. Algumas iniciativas na literatura de uso do ChatGPT foram identificadas, porém com diferentes focos. Nesse sentido, uma abordagem que minimizasse esse problema seria de grande valor para o aluno. O uso de inteligência artificial (IA) como apoio ao ensino é um tema bem atual de pesquisa. O ChatGPT é um chatbot de conversação de uso geral que oferece maior envolvimento, colaboração e acessibilidade dos alunos, e tem sido utilizado como apoio ao ensino em diversas áreas. Nesse sentido, esse trabalho apresenta uma abordagem para a definição de temas de TCC em cursos de computação utilizando o ChatGPT aplicada a alunos de vários cursos de computação. Como resultado obteve-se: (i) a abordagem é útil para a definição ou refinamento do tema de TCC e (ii) a abordagem é útil para a validação do tema definido.

Biografie autore

Emanuel Ferreira Coutinho, Universidade Federal do Ceará

Professor do magistério superior da Universidade Federal do Ceará, lotado no Campus Quixadá, atuando nas áreas de Sistema de Informação e Engenharia de Software. Possui graduação, mestrado e doutorado em Ciência da Computação. Atua no Programa de Pós-Graduação em Computação (PComp), da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Campus Quixadá, e no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional (PPGTE), da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Carla Bezerra, Universidade Federal do Ceará

Professora da Universidade Federal do Ceará no Campus Quixadá. Atua no Programa de Pós Graduação em Computação (PCOMP) do Campus UFC Quixadá. Doutorado em Ciência da Computação. Possui interesse em Qualidade de Software, Linhas de Produto de Software, Engenharia de Software Experimental, Refatoração, Manutenção de Software e Sistemas Autoadaptativos.

Riferimenti bibliografici

ALBERTI, E.; QUANDT, V.; MENDES, C.; BORDIGNON, L.; PRZYSIADA, F.; TAVARES, L. Apresentação de uma metodologia de avaliação baseada em rubricas para avaliação de trabalhos de conclusão de curso no curso de engenharia da computação. Simpósio Brasileiro de Educação em Computação. 2021, In: Anais do [...], 2021.

BROCHADO, R. A.; CARVALHO, M. A. G. Revisão sistemática de estudos e aplicações de modelos pedagógicos diversificados. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 29, p. 718–745, jul. 2021.

COTTON, D. R. E.; COTTON, P. A.; SHIPWAY, J. R. Chatting and cheating: Ensuring academic integrity in the era of ChatGPT. Innovations in Education and Teaching International, Routledge, v. 0, n. 0, p. 1–12, 2023.

DWIVEDI et al. “so what if chatgpt wrote it?” multidisciplinary perspectives on opportunities, challenges and implications of generative conversational ai for research, practice and policy. International Journal of Information Management, v. 71, p. 102642, 2023.

SANTOS JÚNIOR, F.; BELLOZE, K.; PASCHOAL JR., F.; BEZERRA, E.; QUADROS, J.R.; OGASAWARA, E. Uma Abordagem Simplificada para Experimentação de Artefatos em Trabalhos de Conclusão de Curso. XXII Workshop sobre Educação em Computação. In: Anais do [...], 2014.

KASNECI et al. Chatgpt for good? on opportunities and challenges of large language models for education. Learning and Individual Differences, v. 103, p. 102274, 2023.

KUCAK, D.; JURICIC, V.; DAMBIC, G. Machine learning in education - a survey of current research trends. 29th International DAAAM Symposium “Intelligent Manufacturing Automation”, 2018. In: Proceedings of the […], 2018.

BRASIL. Parecer CNE/CES nº 136/2012. Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Computação. Brasília: MEC, 2012.

BRASIL. Diretrizes Curriculares dos cursos da área de computação. Ministério da Educação e Cultura. Brasília: MEC, 2013.

MELO, S. M.; PESSOA, E. B.; PASCHOAL, L. N. Uma análise sistemática sobre o uso de chatbots para ensino de computação no Brasil. RENOTE, v. 20, n. 2, p. 94–103, jan. 2023.

OPENAI. ChatGPT General FAQ | OpenAI Help Center. 2023. Disponível na Internet: https://help.openai.com/en/articles/6783457-chatgpt-general-faq. Acesso em: 04 abr. 2023.

PINHEIRO, T.; BEZERRA, C. Uma metodologia didática para elaboração de trabalhos de conclusão de curso aplicada a cursos de computação. XXII Workshop sobre Educação em Computação. 2014. In: Anais do[...], p. 317–326, 2014.

POSTAL, A.; BOSCARIOLI, C.; BIDARRA, J. O papel da iniciação científica e do trabalho de conclusão de curso na formação acadêmica e profissional na Área de computação. XXI Workshop sobre Educação em Computação (WEI), 2013. In: Anais do [...], 2013.

SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. 23ª ed. São Paulo: Cortez, 2007.

VALLE, Rogerio; OLIVEIRA, Saulo Barbará de. Análise e modelagem de processos de negócio: foco na notação BPMN (Business Process Modeling Notation). Rio de Janeiro: Grupo GEN, ISBN 9788522479917, 2013.

WAZLAWICK, Raul S. Metodologia de Pesquisa para Ciência da Computação. Rio de Janeiro: Grupo GEN, 2021.

ZHAI, X. Chatgpt user experience: Implications for education. SSRN. 2022.

Pubblicato

2024-12-10

Come citare

Coutinho, E. F., & Bezerra, C. (2024). Uma abordagem de utilização do ChatGPT para definição de temas para trabalhos de conclusão de curso. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 15(2), 164–185. https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.263852