Geometria no metaverso
uma análise do app Geometa
DOI:
https://doi.org/10.51359/2177-9309.2025.264128Palavras-chave:
Geometria, Matemática, app Geometa, Metaverso, realidade virtualResumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de campo com abordagem metodológica mista, realizada em uma instituição pública de Ensino Fundamental I, situada em Belém-PA, com estudantes do 4º e 5º anos. O objetivo do estudo foi avaliar os efeitos pedagógicos do aplicativo educacional “Geometa: Aprenda Geometria no Metaverso” no processo de ensino e aprendizagem de conceitos geométricos. O recurso tecnológico investigado integra Inteligência Artificial (IA) para simulação de ambientes tridimensionais de aprendizagem, além de reconhecimento de padrões em contextos de Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA), visando à promoção de uma compreensão lúdica e interativa dos conteúdos. A investigação foi estruturada em duas etapas: (i) observação sistemática da utilização do aplicativo em sala de aula e (ii) análise qualitativa e quantitativa dos dados coletados por meio de avaliações diagnóstica e de desempenho, complementadas por um questionário de satisfação aplicado junto aos estudantes. Os resultados evidenciaram elevado engajamento discente durante as atividades propostas, além de avanços significativos na assimilação dos conteúdos, conforme demonstrado pela análise estatística comparativa entre as avaliações pré e pós-intervenção. Conclui-se que a incorporação de tecnologias imersivas ao ensino de Matemática, mais especificamente de Geometria, configura uma estratégia pedagógica eficaz para o desenvolvimento da aprendizagem em ambientes escolares do Ensino Fundamental.
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