O ensino da matemática nas escolas evangélicas luteranas do rio grande do sul durante a primeira metade do século XX

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36397/emteia.v8i1.8879

Palabras clave:

colonização alemã, Igreja Evangélica Luterana do Brasil, escolas teuto-brasileiras, escolas paroquiais luteranas, ensino da matemática

Resumen

A tese intitulada O ensino da Matemática nas escolas evangélicas luteranas do Rio Grande do Sul durante a primeira metade do século XX, escrita por Malcus Cassiano Kuhn, é composta por cinco capítulos. Além do resumo, lista de figuras, introdução, apontamentos reflexivos, desdobramentos futuros e referências que também compõem o trabalho. A pesquisa é uma historiografia sobre o ensino da Matemática local com enfoque global, cujas potencialidades históricas fazem emergir os métodos de ensino da Matemática praticados na região sul, mas que fortemente caracterizam as influências desses métodos em todo o país, bem como suas implicações na constituição de uma cultura professoral relacionada à Matemática abordada na pesquisa.

Biografía del autor/a

Malcus Cassiano Kuhn, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA.

Pós-doutorando em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Luterana do Brasil - ULBRA.

Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação Matemática e Interculturalidade - GEPHEMI.

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado.

Arno Bayer, Universidade Luterana do Brasil

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Pontifícia de Salamanca – Espanha.

Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECIM da ULBRA/RS.

Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação Matemática e Interculturalidade - GEPHEMI.

Publicado

2017-07-01

Cómo citar

Kuhn, M. C., & Bayer, A. (2017). O ensino da matemática nas escolas evangélicas luteranas do rio grande do sul durante a primeira metade do século XX. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 8(1). https://doi.org/10.36397/emteia.v8i1.8879

Número

Sección

Desativada