O ensino de matemática para surdos e pesquisas brasileiras: uma revisão bibliográfica categorizada a partir de periódicos científicos

Autor/innen

  • Fábio Alexandre Borges Universidade Estadual do Paraná
  • Eduardo Mateus Guimarães Rossi Universidade Estadual do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.36397/emteia.v10i2.240508

Schlagworte:

ensino de matemática, inclusão de surdos, pesquisa bibliográfica

Abstract

Apresentamos uma pesquisa bibliográfica acerca da inclusão educacional de surdos e o ensino de Matemática, realizada por meio de buscas em periódicos científicos brasileiros relacionados ao campo da Educação Matemática e da Educação Especial. Nosso objetivo principal foi o de investigar que aspectos estão sendo destacados nessas pesquisas, reunindo também subsídios teóricos para aqueles que se interessem pela temática. Como critério de seleção dos periódicos, os mesmos deveriam ser brasileiros, com publicações do tipo online e voltados especificamente para o campo de investigação em Educação Matemática ou Educação Especial, o que resultou em 20 periódicos no momento das buscas (2017). Para a busca dos textos, utilizamos as palavras-chave: “surdos”, “surdez” e “inclusão” para os periódicos de Educação Matemática e “matemática” para os periódicos de Educação Especial, sempre optando pelas buscas dos respectivos termos nos títulos dos artigos. Além disso, nosso recorte foi para artigos publicados entre os anos de 2010 e 2016. A busca resultou em um corpus de 19 artigos. Após a leitura dos textos, os mesmos foram categorizados baseados nos objetivos gerais de cada pesquisa. Dentre as categorias definidas, destacamos: os principais níveis, modalidades de ensino e conceitos que estão sendo investigados; a valorização das atividades que destaquem o aspecto visual.

Autor/innen-Biografie

Fábio Alexandre Borges, Universidade Estadual do Paraná

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2002), Mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (2006) da Universidade Estadual de Maringá e Doutorado pelo mesmo Programa (2013). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Educação Matemática Inclusiva, atuando principalmente com a temática surdez. Editor da Revista Paranaense de Educação Matemática. Docente da Universidade Estadual do Paraná-Campus de Campo Mourão, bem como do Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR) - Campus de Paranavaí. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual do Paraná, campus de Campo Mourão. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Surdez e Educação Matemática. Membro co-fundador do GT13 da Sociedade Brasileira de Educação Matemática: Diferença, Inclusão e Educação Matemática. Atualmente, realiza estágio pós-doutoral na Universidade Estadual de Londrina, pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática

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Veröffentlicht

2019-09-15

Zitationsvorschlag

Borges, F. A., & Rossi, E. M. G. (2019). O ensino de matemática para surdos e pesquisas brasileiras: uma revisão bibliográfica categorizada a partir de periódicos científicos. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 10(2). https://doi.org/10.36397/emteia.v10i2.240508

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ARTIGOS