Pensamento computacional na resolução de um problema matemático

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.264070

Mots-clés :

Educação Matemática, formação inicial, atividades desplugadas

Résumé

O Pensamento Computacional busca a resolução de problemas por meio de processos naturais e realização de investigações científicas. Nesse último, a computação alia-se aos processos já tradicionais da ciência, teoria e experimento, inaugurando mais uma frente para a compreensão de fenômenos por meio do tratamento e análise de informações, utilizando pressupostos da ciência da computação. Nesse sentido, este artigo pretende analisar a resolução de um problema matemático com base nos processos do Pensamento Computacional. A pesquisa foi realizada com estudantes de licenciatura em Matemática de uma universidade estadual do Paraná. O problema matemático proposto exigia dos estudantes a aplicação dos processos do Pensamento Computacional, como formulação do problema, decomposição, reconhecimento de padrões, abstração, produção de algoritmos e depuração. Para investigar como esses conceitos foram utilizados, adotou-se uma abordagem metodológica qualitativa, com coleta de dados através da observação em sala de aula, registros escritos dos estudantes e diário de campo. Os resultados indicaram que os estudantes foram capazes de identificar e aplicar os pilares do Pensamento Computacional ao longo da resolução do problema. No entanto, houve dificuldades em diferenciar a formulação do problema e a abstração, evidenciando a necessidade de maior aprofundamento e prática desses processos no contexto da formação docente.

Bibliographies de l'auteur-e

Luan Padilha, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Mestre em Educação Matemática

Suzana Pereira do Prado, Universidade Estadual do Paraná

Mestre em Educação Matemática

Sérgio Carrazedo Dantas, Universidade Estadual do Paraná

Doutor em Educação Matemática

Références

ALBUQUERQUE, Carlos. Pensamento Computacional e Matemática. Educação e Matemática: Revista da associação de professores de matemática, p. 31-38, 2021.

ESPADEIRO, Rui Gonçalo. O Pensamento Computacional no currículo de Matemática. Educação e Matemática: Revista da associação de professores de matemática, vol. Esp. p. 5–10, 2021.

NAVARRO, Eloisa Rosotti. O desenvolvimento do conceito de pensamento computacional na educação matemática segundo contribuições da teoria histórico-cultural. 2021. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15112. Acesso em: 14 ago. 2024.

NAVARRO, Eloisa Rosotti; SOUSA, Maria do Carmo de. O Pensamento Computacional na educação matemática: um olhar analítico para teses e dissertações produzidas no Brasil. In: XIII Encontro Nacional de Educação Matemática. In: Anais [...]. Cuiabá – Mato Grosso, 2019. Disponível em: https://www.sbemmatogrosso.com.br/xiiienem/anais.php. Acesso em: 14 ago. 2024.

ONUCHIC, Lourdes de la Rosa. Ensino-aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. (Org.). Pesquisa em Educação Matemática. São Paulo: EdUNESP, 1999, p. 199-218.

PADILHA, L.; PEREIRA DO PRADO, S.; ALMEIDA, N. P. de.; SOUZA, S. de.; DANTAS, S. C. PENSAMENTO COMPUTACIONAL: A CONSTRUÇÃO DO JOGO PAC-MAN NO SCRATCH. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, [S. l.], v. 13, n. 1, 2023. DOI: 10.36524/dect.v13i1.2455. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/2455. Acesso em: 20 abr. 2024.

RAABE, André; ZORZO, Avelino Francisco; BLIKSTEIN, Paulo. Computação na Educação Básica: fundamentos e experiências. Porto Alegre: Penso, 2020.

RIBEIRO, Leila; FOSS, Luciana. CAVALHEIRO, Simone André da Costa. Entendendo o pensamento computacional. In: RAABE, André; ZORZO, Avelino Francisco; BLIKSTEIN, Paulo (Org.). Computação na educação básica: fundamentos e experiências. Porto Alegre: Penso, 2020. p. 16-30.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO - SBC. Referenciais de Formação em Computação: Educação Básica. 2017. Disponível em: https://bit.ly/3qSqzur. Acesso em: 14 ago. 2024.

WING, Jeanette Marie. Pensamento Computacional. Educação e Matemática: Revista da associação de professores de matemática, p. 2 – 4, 2021.

Publié-e

2024-12-10

Comment citer

Padilha, L., Prado, S. P. do, & Dantas, S. C. (2024). Pensamento computacional na resolução de um problema matemático. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 15(2), 81–97. https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.264070