Pensamento computacional na resolução de um problema matemático
DOI :
https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.264070Mots-clés :
Educação Matemática, formação inicial, atividades desplugadasRésumé
O Pensamento Computacional busca a resolução de problemas por meio de processos naturais e realização de investigações científicas. Nesse último, a computação alia-se aos processos já tradicionais da ciência, teoria e experimento, inaugurando mais uma frente para a compreensão de fenômenos por meio do tratamento e análise de informações, utilizando pressupostos da ciência da computação. Nesse sentido, este artigo pretende analisar a resolução de um problema matemático com base nos processos do Pensamento Computacional. A pesquisa foi realizada com estudantes de licenciatura em Matemática de uma universidade estadual do Paraná. O problema matemático proposto exigia dos estudantes a aplicação dos processos do Pensamento Computacional, como formulação do problema, decomposição, reconhecimento de padrões, abstração, produção de algoritmos e depuração. Para investigar como esses conceitos foram utilizados, adotou-se uma abordagem metodológica qualitativa, com coleta de dados através da observação em sala de aula, registros escritos dos estudantes e diário de campo. Os resultados indicaram que os estudantes foram capazes de identificar e aplicar os pilares do Pensamento Computacional ao longo da resolução do problema. No entanto, houve dificuldades em diferenciar a formulação do problema e a abstração, evidenciando a necessidade de maior aprofundamento e prática desses processos no contexto da formação docente.
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© Luan Padilha, Suzana Pereira do Prado, Sérgio Carrazedo Dantas 2024

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