Investigação Matemática na Educação Matemática: pontos e contrapontos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2023.253388

Palavras-chave:

investigação matemática, ensino de matemática, ensaio teórico

Resumo

Com caráter ensaístico, este texto tem o objetivo de colocar em voga, alguns pontos relativos à Investigação Matemática na Educação Matemática, que são frequentemente abordados sob o mesmo discurso teórico e, para eles, aventar contrapontos. Nomeadamente, os pontos em pauta são: i) a compreensão da Investigação Matemática assentada no verbo investigar; ii) a característica de abertura das tarefas de Investigação Matemática; iii) a divergência da atividade de Investigação Matemática como característica distinguível da Resolução de Problemas; iv) a aproximação da Investigação Matemática com a atividade do matemático cientista e v) os contextos possíveis para a efetivação da Investigação Matemática. Os contrapontos apresentados, emergem de um pensar que, articulado e expresso, pode ensejar o confronto de ideias e ser um convite para refletir sobre o caráter peremptório desses discursos.

Biografia do Autor

Paulo Wichnoski, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Licenciado em matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2013). Mestre em Ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu (2016). Doutor em Educação em Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2021). Professor colaborador da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná.

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Publicado

2023-06-12

Como Citar

Wichnoski, P. (2023). Investigação Matemática na Educação Matemática: pontos e contrapontos. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 14(2), 41–57. https://doi.org/10.51359/2177-9309.2023.253388

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Seção

ARTIGOS