Investigação Matemática na Educação Matemática: pontos e contrapontos
DOI:
https://doi.org/10.51359/2177-9309.2023.253388Palavras-chave:
investigação matemática, ensino de matemática, ensaio teóricoResumo
Com caráter ensaístico, este texto tem o objetivo de colocar em voga, alguns pontos relativos à Investigação Matemática na Educação Matemática, que são frequentemente abordados sob o mesmo discurso teórico e, para eles, aventar contrapontos. Nomeadamente, os pontos em pauta são: i) a compreensão da Investigação Matemática assentada no verbo investigar; ii) a característica de abertura das tarefas de Investigação Matemática; iii) a divergência da atividade de Investigação Matemática como característica distinguível da Resolução de Problemas; iv) a aproximação da Investigação Matemática com a atividade do matemático cientista e v) os contextos possíveis para a efetivação da Investigação Matemática. Os contrapontos apresentados, emergem de um pensar que, articulado e expresso, pode ensejar o confronto de ideias e ser um convite para refletir sobre o caráter peremptório desses discursos.
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