Formulação de problemas do campo conceitual multiplicativo no Ensino Fundamental: uma prática inserida na metodologia de resolução de problemas

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.246666

Mots-clés :

Formulação de Problemas, Ensino de Multiplicação e Divisão, Campo Conceitual Multiplicativo, Engenharia Didática.

Résumé

A pesquisa, aqui relatada, de natureza qualitativa e de caracter experimental, teve com objetivo investigar contribuições de atividades pautadas na Formulação de Problemas para o ensino de conceitos de multiplicação e divisão nos anos iniciais do ensino fundamental. Sua importância pautou-se na necessidade de novas reflexões referentes à proposição de problemas em sala de aula, inserindo, desta vez, a possibilidade dos estudantes de formularem problemas de matemática. Foi desenhada na metodologia da Engenharia Didática, e desenvolvida com 28 estudantes de um 5º ano, de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio do município de Vargem Alta – ES, envolvendo, também, a participação colaborativa da professora regente. Concluiu-se que as propostas de Formulação de Problemas apresentaram potencial educativo à medida que possibilitaram a Formulação de Problemas envolvendo multiplicação e divisão, cujas produções carregaram aspectos conceituais matemáticos e motivacionais (situações cotidianas próximas dos estudantes) para o ensino e aprendizagem dessas operações, contribuindo para gerar motivação na resolução de seus próprios problemas de matemática.

Biographie de l'auteur

Renan Oliveira Altoé, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – IFES – Vitória - ES

Mestre em Educação em Ciências e Matemática - IFES

Téléchargements

Publiée

2021-05-06

Comment citer

Altoé, R. O. (2021). Formulação de problemas do campo conceitual multiplicativo no Ensino Fundamental: uma prática inserida na metodologia de resolução de problemas. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 12(1). https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.246666

Numéro

Rubrique

Desativada