MENOS VEZES MENOS DÁ MAIS: OBSERVAÇÕES HISTÓRICAS SOBRE O CONCEITO DE NÚMERO NEGATIVO

Autores/as

  • Fernando Raul Neto UFPE

Resumen

O presente artigo aborda dois problemas didáticos que ocorrem nas aulas de matemática da 6ª série do Ensino Fundamental: a introdução do conceito de número negativo e a apresentação da regra dos sinais da multiplicação, particularmente, a famosa regra menos vezes menos dá mais. O enfoque utiliza a história: exposto o problema didático, recorre-se à história da matemática para tomar exemplos e examinar como a correspondente questão matemática foi abordada. Espera-se que o exame do tateio dos matemáticos traga bons ensinamentos para a didática. O exame é complementado com observações gerais acerca da filosofia da matemática. O artigo conclui com uma prova formal da famosa regra, encontrada na maioria dos livros de álgebra utilizados nos cursos de matemática, e com alguns comentários didáticos

Publicado

2016-07-11

Cómo citar

Raul Neto, F. (2016). MENOS VEZES MENOS DÁ MAIS: OBSERVAÇÕES HISTÓRICAS SOBRE O CONCEITO DE NÚMERO NEGATIVO. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 2(1). Recuperado a partir de https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2273

Número

Sección

ARTIGOS