Resolução de problemas no ensino da matemática: algumas considerações

Autori

DOI:

https://doi.org/10.36397/emteia.v11i1.243854

Parole chiave:

resolução de problemas, ensino da matemática, problema

Abstract

O presente trabalho é um recorte da dissertação de mestrado do autor, intitulada por Análise de pesquisas que tratam das Resoluções de Problemas amparadas pelas novas tecnologias no ensino da matemática, cujo objetivo foi realizar um levantamento de trabalhos que abordem a proposta de associação das Resoluções de Problemas e das Novas Tecnologias no Ensino da Matemática, de maneira vinculadas. Porém, neste artigo de revisão, objetiva-se apresentar um quadro teórico a respeito da Resolução de Problemas no Ensino da Matemática. Para isso, primeiramente, investigamos o que vem a ser problema, apresentando algumas definições a respeito do assunto, atribuídas por diferentes autores. Com as conceituações postas, apresentamos um resumido contexto histórico da Resolução de Problemas e sua ligação com o Ensino da Matemática. Intenciona-se, com isso, mostrar que a matemática e a Resolução de Problemas estão há tempos vinculadas, uma vez que o início de seu conhecimento parte da necessidade do homem em resolver problemas. Posteriormente, fazemos um levantamento bibliográfico sobre o assunto, apresentando seus objetivos, suas inferências – tanto na instituição escolar, quanto na vida do aluno e do professor – e trazemos algumas considerações a respeito de seu papel como metodologia de ensino. Por fim, de posse das leituras realizadas, identificamos alguns desafios e dificuldades que poderão ser encontrados na tentativa de implementar a Resolução de Problemas em sala de aula.

Biografia autore

Eduardo dos Santos de Oliveira Braga, Instituto Federal do Rio de Janeiro

Professor de Matemática formado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); Especializado em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Especializado em Novas Tecnologias para o Ensino de Matemática pela Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ); Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Doutorando em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ).

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Pubblicato

2020-07-18

Come citare

Braga, E. dos S. de O. (2020). Resolução de problemas no ensino da matemática: algumas considerações. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 11(1). https://doi.org/10.36397/emteia.v11i1.243854

Fascicolo

Sezione

ARTIGOS