Uma análise das dificuldades de licenciandos em Matemática sobre o conceito de função

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.246456

Mots-clés :

aspectos algoritmos, aspectos intuitivos, aspectos formais, análise de erros, funções

Résumé

Nesse artigo são apresentados os resultados de uma investigação acerca do conhecimento que licenciandos em Matemática têm sobre funções assim que ingressam na universidade. Os 42 participantes responderam a um questionário diagnóstico com seis questões sobre funções, e neste artigo analisamos duas delas, que tratam sobre a definição e a representação gráfica de funções. As respostas foram classificadas segundo uma análise de erros e posteriormente agrupadas em tabelas de frequência. A análise dos dados está embasada nas ideias teóricas que versam sobre a interação de aspectos algorítmicos, intuitivos e formais. A análise dos protocolos revelou dificuldades da maioria dos participantes em apresentar uma definição de função e em identificar gráficos que representam/não representam funções. Além disso, grande parte dos participantes revelou não articular a ideia que trazem sobre o conceito de função na interpretação de representações gráficas de funções e não funções.

Bibliographies de l'auteur

Gabriel Oliveira Pinto, Instituto Federal de Educação de São Paulo – Guarulhos

Licenciando em Matemática – Voluntário de Iniciação Científica do IFSP Guarulhos

Otavio Paciullo Furquim, Instituto Federal de Educação de São Paulo – Guarulhos

Licenciando em Matemática – Bolsista de Iniciação Científica do CNPq

William Vieira, Instituto Federal de Educação de São Paulo – Guarulhos

Doutor em Educação Matemática

Roberto Seidi Imafuku, Instituto Federal de Educação de São Paulo – Guarulhos

Doutor em Educação Matemática

Références

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Publiée

2021-05-06

Comment citer

Pinto, G. O., Furquim, O. P., Vieira, W., & Imafuku, R. S. (2021). Uma análise das dificuldades de licenciandos em Matemática sobre o conceito de função. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 12(1). https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.246456

Numéro

Rubrique

ARTIGOS