O ensino e aprendizagem de amostragem por estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental baseado na Teoria da Atividade
DOI:
https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.250199Parole chiave:
amostragem, educação estatística, teoria da atividade, ensino fundamental, letramento estatísticoAbstract
As pesquisas estatísticas estão presentes em nosso cotidiano e, consequentemente, a habilidade de ler e interpretar esses dados torna-se essencial. Entre os conceitos que corroboram a produção e análise de dados estatísticos está o conceito de amostragem, o qual deve ser abordado, segundo o currículo brasileiro, desde o Ensino Fundamental. Sendo assim, baseando-se nos pressupostos da Teoria da Atividade e no Letramento Estatístico, esse artigo tem como objetivo analisar um Sistema de Atividade proposto para a aprendizagem do conceito de amostragem por uma dupla de alunos do 5º ano (10 anos) do Ensino Fundamental. A análise dos resultados alcançados mostrou que os conceitos relacionados à amostragem podem ser trabalhados e apreendidos desde o 5º ano. Além disso, o embasamento por meio da Teoria da Atividade corroborou para que as estratégias metodológicas utilizadas respeitassem as características do sistema de atividade no qual os estudantes participantes estavam inseridos. A contextualização e o reconhecimento da necessidade de aprendizagem de determinado conceito, o uso de instrumentos facilitadores, entre outros fatores, foram essenciais para a aprendizagem dos estudantes, mostrando a importância da Teoria da Atividade como recurso metodológico e a necessidade de mais pesquisas que proponham situações de aprendizagem.
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