Processo de formação com professores que ensinam matemática para o uso de histórias em quadrinhos digitais no ensino de geometria
DOI:
https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.254400Parole chiave:
história em quadrinhos digital, professores que ensinam matemática, ensino de geometria, formação de professoresAbstract
O objetivo do estudo apresentado neste artigo foi analisar o uso de Histórias em Quadrinhos Digitais (HQDs) no processo de formação de professores que ensinam Matemática para o ensino de Geometria na Educação Básica. Este trabalho é um recorte de um estudo de mestrado e está fundamentado no contexto da Cultura Digital, no ensino de Geometria (LEMOS, 2020; SILVA; GAYESKI, 2018) e nas reflexões do uso de HQDs na Educação (KRENING; SILVA; SILVA, 2015; PESSOA, 2015; RAMOS, 2014). Foi adotada uma abordagem qualitativa caracterizada como pesquisa-formação (SANTOS, 2019), por meio de um curso on-line que obteve a inscrição de 89 professores de diversas partes do Brasil, durante dois meses. Os resultados indicados pelos questionários on-line e pela observação da participação dos professores no processo de formação demonstram que a utilização e a produção das HQDs podem contribuir de forma significativa e contextualizada para melhorar metodologias educacionais no ensino de conteúdos geométricos em várias etapas de ensino da Educação Básica. O estudo possibilitou ampliar as estratégias didáticas que os professores participantes já possuem, utilizando o recurso das construções de HQDs em uma plataforma digital para melhorar a interação com seus alunos e sistematizar os conteúdos matemáticos, principalmente os de Geometria.Riferimenti bibliografici
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular, BNCC. Brasília, 2017.
CASTELLS, M. A sociedade em rede: a era da informação: economia, sociedade e cultural. São Paulo: Paz e Terra, 2007.
COSTA, M. L. C. da; LINS, A. F. Trabalho colaborativo e utilização das tecnologias da informação e comunicação na formação do professor de Matemática. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v.2, n.3, p. 452-470, 2010.
EISNER, W. Quadrinhos e arte sequencial: princípios e práticas do lendário cartunista. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
FRANCO, E. S. Novos suportes para as narrativas sequenciais. Entrevista realizada pelo professor Roberto Elísio dos Santos, em dezembro de 2008. Caderno.com: Publicação do Curso de Comunicação Social da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, v. 4, n. 1, p. 3-6, 2009.
FREITAS, A. V.; LEITE, L. S. Com giz e laptop: da concepção à integração de políticas públicas de informática. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2011.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. 3ª ed. São Paulo: Papirus, 2008.
KRENING, T. da. S.; SILVA, T. L. K. da.; SILVA, R. P. da. Histórias em quadrinhos digitais: linguagem e convergência digital. 9ª arte, v. 4, n. 2, p. 35-44, 2015.
LEMOS, A. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. 8ª ed. Porto Alegre: Sulina, 2020.
LEMOS, A. Prefácio. In: BONILLA, M. H. S.; PRETTO, N. de. L. Inclusão digital: polêmica contemporânea. Salvador: EDUFBA, p.15-20 ,2011.
MONTEIRO, I. A. O desenvolvimento histórico do ensino de geometria no Brasil. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Estadual de São Paulo São José do Rio Preto – Unesp, São Paulo, 30f, 2012.
PESSOA, A. Pedagogia de projetos com histórias em quadrinhos e propagação de conteúdo pela internet 2.0: uma proposta complementar na educação básica. In: NETO, E. dos S.; SILVA, M. R. P. da. História em quadrinhos e práticas educativas, volume II: os gibis estão na escola, e agora?. São Paulo: Criativo, 2015.
PRETTO, N. de, L.; SILVEIRA, S. A. da. Cultura digital e educação: redes já!. In: PRETTO, N. de. L.; SILVEIRA, S. A. da (org.). Além das redes de colaboração: internet, diversidade cultural e tecnologias do poder. [online]. Salvador: Edufba, p. 75-83, 2008.
RICHIT, A. Apropriação do conhecimento pedagógico-tecnológico em Matemática e a formação continuada de professores. Doutorado em Educação Matemática, Universidade Estadual Paulista, 2010.
SANTOS, E. Pesquisa-formação na Cibercultura. Teresina: EDUFPI, 2019.
SANTOS, E. A mobilidade cibercultural: cotidianos na interface educação e comunicação. In: BONILLA, M. H.; PRETTO, N. De. L. Movimentos colaborativos, tecnologias digitais e educação. Brasília: Em aberto,v. 28, n. 94, p.134-145, 2015.
SILVA, M. R. P. da. “É uma história escorridinha”: crianças, culturas infantis e quadrinhos. In: NETO, E. dos S.; SILVA, M. R. P. da. História em quadrinhos e práticas educativas, volume II: os gibis estão na escola, e agora?. São Paulo: Criativo, p. 27-44, 2015.
SILVA, R. S. da.; GAYESKI, R. G. Uma experiência de geometria plana com tecnologias no ensino básico: um olhar a partir da teoria de Van Hiele. Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia: Canoas, v. 7, n. 1, p. 1-17, 2018.
SOUZA, M. J. A. Informática educativa na educação matemática: Estudo de Geometria no ambiente do software Cabri-Géomètre. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira) – Universidade Federal Ceará: Fortaleza, 179f, 2001.
VIANNA, C. P.; SETTON, M. da G. J. O conceito de gênero e a construção dos sujeitos femininos na família: o uso do cinema nas reflexões educacionais. In: SETTON, M. da G. J. (org.). A cultura da mídia na escola: ensaios sobre cinema e educação. São Paulo: Annablume, p. 83-100, 2004.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d. Os conteúdos da Revista Em Teia estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) License.
b. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
c. Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work.
d. This license allows reusers to copy and distribute the material in any medium or format in unadapted form only, for noncommercial purposes only, and only so long as attribution is given to the creator.