Pensamento computacional no novo Ensino Médio: atividades desplugadas envolvendo padrões e regularidades

Autori

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.254685

Parole chiave:

ensino e aprendizagem, pensamento computacional, ensino de matemática, padrões e regularidades

Abstract

Muitas estratégias e metodologias tem sido empregadas de modo a favorecer o desenvolvimento de inúmeras habilidades nos estudantes da Educação Básica, como promoção do raciocínio lógico, do pensamento crítico, da resolução de problemas e aquisição de conteúdos científicos. Uma delas é o desenvolvimento do Pensamento Computacional (PC). Assim, este estudo busca analisar as contribuições de atividades desplugadas aplicadas a alunos de duas turmas de Ensino Médio (EM) de uma escola situada ao noroeste do Paraná para ensinar os conteúdos padrões e regularidades por meio dos quatro pilares do PC: decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e algoritmo. O tipo de pesquisa empregada no estudo foi a análise de conteúdo. Os resultados mostraram que os alunos não tiveram dificuldades quanto à decomposição, ao reconhecimento de padrões e à elaboração e aplicação de algoritmos. No entanto, a abstração foi a categoria mais difícil de compreensão, o que demonstrou fragilidades na leitura e na interpretação dos dados pelos estudantes.

Biografie autore

André Luis Trevisan, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Bacharel em Matemática Aplicada e Computacional e Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2005), Mestre em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2008) e Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2013). Atuou como professor de Matemática nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Atualmente é professor efetivo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Londrina, e do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática - câmpus Londrina/Cornélio Procópio. Áreas de interesse: Educação Matemática na Educação Básica e Ensino Superior, Avaliação da Aprendizagem, Tarefas matemáticas, Ensino de Cálculo Diferencial e Integral.

Carlos Augusto Luz, Universidade Estadual de Londrina

Doutorando em Química pela Universidade Estadual de Londrina - UEL, Mestre em Química (PROFQUÍ) - UEL (2020). Especialista em Didática e Tecnologia na Educação com ênfase no Ensino Básico e Superior pelo Centro Universitário UniFatecie (2015). Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática e Física pelo Centro Universitário UniFatecie (2013). Licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário UniFatecie (2022). Licenciado em Química pelo Instituto Federal do Paraná (2017). Licenciado em Ciências pela UNESPAR/FAFIPA (2012). Atualmente participa dos Grupos de Pesquisas em Ensino de Química da UEM e de Ensino em Química e Tecnologia Educacional da UEL. Atuou como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) entre os anos de 2010 a 2012. Realiza estudos vinculados à Linha de Pesquisa Ensino em Química e Tecnologia Educacional. É docente na rede privada e na rede pública de ensino, ministrando a disciplina de Ciências e Robótica para o Ensino Fundamental e Química e Robótica Educacional para o Ensino Médio/Novo Ensino Médio, na cidade de Paranavaí - PR.

Giane Fernanda Schneider Gross, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutoranda em Ciência, Tecnologia e Ensino no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) também pela UTFPR. Especializada em Alfabetização Matemática e Educação do Campo pela Faculdade São Bráz, e especialização em Educação em Direitos Humanos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Membro do Grupo de Pesquisa sobre Tecnologias na Educação Matemática (GPTEM). Experiência com ensino de Matemática na Rede Estadual com turmas de Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Alessandra Dutra, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui Graduação em Letras - Anglo com as respectivas literaturas pela Universidade Estadual de Londrina (1997), Mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2003) e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008). É professora titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná-UTFPR. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza - PPGEN de 2013-2017. Foi coordenadora adjunta do PPGEN de 2017 a 2019. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Tecnologia - PPGECT (Doutorado Acadêmico), de Ponta Grossa-PR. Atua nas temáticas Multiletramentos, especialmente Letramentos Digitais, sobretudo com propostas que priorizem o desenvolvimento do Pensamento Computacional. Foi bolsista produtividade em pesquisa pela Fundação Araucária no período de 2019 a 2021.

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Pubblicato

2022-10-24

Come citare

Trevisan, A. L., Luz, C. A., Gross, G. F. S., & Dutra, A. (2022). Pensamento computacional no novo Ensino Médio: atividades desplugadas envolvendo padrões e regularidades. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 13(3), 178–208. https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.254685

Fascicolo

Sezione

Novo Ensino Médio e os Itinerários Formativos