Formação em Matemática para intérpretes em Libras: uma análise temática do I FORMAGEPAM
DOI:
https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.259762Palavras-chave:
intérpretes educacionais, I FormGepam, Educação Inclusiva de Surdos, Matemática, LibrasResumo
Este artigo busca apresentar os resultados de uma pesquisa de mestrado que teve como lócus de pesquisa o I Encontro de Formação em Matemática para Intérpretes Educacionais de Libras (FormaGEPAM), um evento promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Alteridade e Educação Matemática (GEPAM). O objetivo foi analisar, por meio de uma Análise Temática (AT), quais as potencialidades do I FormaGEPAM, de acordo com os participantes. AT é uma metodologia que consiste em analisar e identificar padrões dentro de um conjunto de dados de modo a formar temas e analisá-los. Para isso, as respostas de 42 participantes nos questionários de inscrição e de avaliação do evento formaram o conjunto de dados da pesquisa. No decorrer do processo metodológico foram definidos dois temas. No relatório de análise desses temas verificou-se, dentre outras coisas, que uma das potencialidades do I FormaGEPAM foi que, a partir do estudo de alguns conceitos matemáticos explorados no evento, os participantes conseguiram escolher/elaborar melhores estratégias de interpretação em aulas de matemática inclusivas. No entanto, nas conclusões da pesquisa, destaca-se também que o professor de matemática tem um papel importante no processo de interpretação, por isso, torna-se importante que ele atente para a linguagem e para a construção discursiva durante as aulas em prol do estudante surdo e do trabalho do intérprete educacional.
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