O Light Bot como ferramenta de estímulo ao pensamento computacional: uma avaliação da experiência do usuário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.261089

Palavras-chave:

Pensamento Computacional, Educação básica, Light Bot, Questionário de Experiência do Usuário

Resumo

A integração das tecnologias na educação tem se tornado crucial para o desenvolvimento de competências fundamentais nos alunos, embora a exclusão digital, resultante da falta de acesso, tenha conduzido a desigualdades sociais. No contexto deste trabalho, em consonância com a proposta do Ministério da Educação (MEC) de promover o Pensamento Computacional (PC) na Educação Básica (EB), objetivou-se explorar o Light Bot como ferramenta para estimular esse conceito entre alunos de uma escola pública de Mombaça-CE. Com a participação de 37 alunos com idades entre 15 e 18 anos, a pesquisa revelou que, mesmo sem conhecimentos prévios, todos demonstraram interesse em aprender. A avaliação do User Experience Questionnaire-S (UEQ-S) mostrou que os alunos consideraram o jogo eficiente e compreensível, além de empolgante e esteticamente interessante, recebendo uma nota média de 5,2, em uma escala de 1 a 7, mostrando sua eficácia como ferramenta para estimular o PC no ambiente educacional.

Biografia do Autor

Jonas Lima Cavalcante, Universidade Federal do Ceará - Campus Quixadá

Mestrando em Computação

Lucas Evangelista Lopes, Universidade Estadual do Ceará - Campus Mombaça

Graduando em Computação

Emanuel Ferreira Coutinho, Universidade Federal do Ceará – Campus Quixadá

Doutor em Computação

Rubens Fernandes Nunes, Universidade Federal do Ceará – Campus Quixadá

Doutor em Ciência da Computação

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Publicado

2024-07-15

Como Citar

Cavalcante, J. L., Lopes, L. E., Coutinho, E. F., & Nunes, R. F. (2024). O Light Bot como ferramenta de estímulo ao pensamento computacional: uma avaliação da experiência do usuário. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 15(1). https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.261089

Edição

Seção

ARTIGOS