EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA E RACIONALIDADE PEDAGÓGICA: O ENSINO PELA PESQUISA EM SITUAÇÃO SITUDA
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2018.240417Resumo
A reflexão que vamos desenvolver neste breve ensaio será um olhar sobre nós mesmos, professores em formação contínua, tendo a escola como lugar de pesquisa e que prefiro interpretar a escola como lugar de aprendizagem do professor. Esse texto pretende situar o paradigma da formação pela pesquisa no ensino superior e na educação básica, trazendo de forma particular os desafios e possibilidades para a o ensino de Geografia em seus diversos contextos face à fragmentação da relação ensino e pesquisa e seu rebatimento na docência. Tais reflexões centradas nas categorias de racionalidade pedagógica, aprendizagem e prática docente, compõem reflexões situadas que procuram compreender os processos de aprendizagem para a docência universitária e na educação básica (estreitando o velho hiato – Ensino Superior x Ensino Básico), viabilizados pelo trabalho docente inserido em contextos de pesquisa e sua contribuição para a compreensão das possíveis racionalidades emergentes a partir da relação ensino e pesquisa. Os processos e as dinâmicas de formação dos professores de geografia, no tocante ao ensino e a pesquisa, têm sido marcados por um vazio metodológico que tem levado à ações improvisadas e superficiais, propiciando que as atividades pedagógicas se guiem por aspectos técnicos e instrumentais dos conteúdos, limitando a pesquisa como princípio formativo.
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