EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA E RACIONALIDADE PEDAGÓGICA: O ENSINO PELA PESQUISA EM SITUAÇÃO SITUDA
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2018.240417Abstract
A reflexão que vamos desenvolver neste breve ensaio será um olhar sobre nós mesmos, professores em formação contínua, tendo a escola como lugar de pesquisa e que prefiro interpretar a escola como lugar de aprendizagem do professor. Esse texto pretende situar o paradigma da formação pela pesquisa no ensino superior e na educação básica, trazendo de forma particular os desafios e possibilidades para a o ensino de Geografia em seus diversos contextos face à fragmentação da relação ensino e pesquisa e seu rebatimento na docência. Tais reflexões centradas nas categorias de racionalidade pedagógica, aprendizagem e prática docente, compõem reflexões situadas que procuram compreender os processos de aprendizagem para a docência universitária e na educação básica (estreitando o velho hiato – Ensino Superior x Ensino Básico), viabilizados pelo trabalho docente inserido em contextos de pesquisa e sua contribuição para a compreensão das possíveis racionalidades emergentes a partir da relação ensino e pesquisa. Os processos e as dinâmicas de formação dos professores de geografia, no tocante ao ensino e a pesquisa, têm sido marcados por um vazio metodológico que tem levado à ações improvisadas e superficiais, propiciando que as atividades pedagógicas se guiem por aspectos técnicos e instrumentais dos conteúdos, limitando a pesquisa como princípio formativo.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:- Authors retain copyright and grant the REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution NonCommercial International 4.0 (CC BY-NC) that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work.