ESTABELECENDO DIÁLOGOS ENTRE A ECOCIDADANIA E A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: CONVERGÊNCIAS COM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Lucas Antônio Viana Botêlho

Resumo


O objetivo central do presente artigo é problematizar o ensino de Geografia, a partir do debate da ecocidadania, possibilitando interações dialógicas entre a escola/sala de aula e a vida/cotidiano. Desta feita, faz-se uma análise reflexiva com vista a construção de um estado do conhecimento sobre a temática proposta. O ensino de Geografia, tendo a motivação de fomentar a cidadania, precisa problematizar as questões inerentes ao processo formativo e a capacidade do aluno, enquanto sujeito social inserido em um cotidiano. Logo, desponta na sala de aula a oportunidade de tratar a ecocidadania, através do ensino de Geografia, conduzindo o aluno a um pensamento crítico e reflexivo sobre as problemáticas socioambientais que afetam sua vivência cotidiana, de forma ativa e corresponsável.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.51539/2594-9616.2018.240419



INDEXADORES E BASE DE DADOS

 

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à  revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.