ESTABELECENDO DIÁLOGOS ENTRE A ECOCIDADANIA E A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: CONVERGÊNCIAS COM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Authors

  • Lucas Antônio Viana Botêlho

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2018.240419

Abstract

O objetivo central do presente artigo é problematizar o ensino de Geografia, a partir do debate da ecocidadania, possibilitando interações dialógicas entre a escola/sala de aula e a vida/cotidiano. Desta feita, faz-se uma análise reflexiva com vista a construção de um estado do conhecimento sobre a temática proposta. O ensino de Geografia, tendo a motivação de fomentar a cidadania, precisa problematizar as questões inerentes ao processo formativo e a capacidade do aluno, enquanto sujeito social inserido em um cotidiano. Logo, desponta na sala de aula a oportunidade de tratar a ecocidadania, através do ensino de Geografia, conduzindo o aluno a um pensamento crítico e reflexivo sobre as problemáticas socioambientais que afetam sua vivência cotidiana, de forma ativa e corresponsável.

Published

2018-01-23

How to Cite

Botêlho, L. A. V. (2018). ESTABELECENDO DIÁLOGOS ENTRE A ECOCIDADANIA E A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: CONVERGÊNCIAS COM EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Revista Ensino De Geografia (Recife), 1(1), 144–155. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2018.240419