O CONHECIMENTO CARTOGRÁFICO NA EPISTEMOLOGIA DA GEOGRAFIA ESCOLAR

Paulo Roberto F. de Abreu e Silva, Antônio Carlos Castrogiovanni

Resumo


Este trabalho é fortalecido pela Epistemologia da Complexidade que lida com a construção do conhecimento cujas verdades são provisórias. Assim, a utilizamos como método, que nos fortalece no entendimento da dialógica do conhecimento Cartográfico no Ensino da Geografia Escolar. Como objetivo, estudamos a construção do conhecimento da Cartografia na formação do professor de Geografia e as suas implicações no ensino escolar. Este ensaio discute algumas inquietações em nossa jornada enquanto professores e pesquisadores, como: no ambiente escolar existem deficiências na construção do conhecimento cartográfico, ou não? Existe ou não preocupação dos professores de Geografia em desmistificar o paradoxo do analfabetismo cartográfico no ensino escolar? Este desafio parece poder gerar outros desafios, na construção de novo objeto; e assim, produzir novas mobilizações, novas construções, num movimento recursivo e dialógico.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista Ensino de Geografia (Recife) - ISSN: 2447-4436



INDEXADORES E BASE DE DADOS