O CONHECIMENTO CARTOGRÁFICO NA EPISTEMOLOGIA DA GEOGRAFIA ESCOLAR

Authors

  • Paulo Roberto F. de Abreu e Silva
  • Antônio Carlos Castrogiovanni

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2018.240423

Abstract

Este trabalho é fortalecido pela Epistemologia da Complexidade que lida com a construção do conhecimento cujas verdades são provisórias. Assim, a utilizamos como método, que nos fortalece no entendimento da dialógica do conhecimento Cartográfico no Ensino da Geografia Escolar. Como objetivo, estudamos a construção do conhecimento da Cartografia na formação do professor de Geografia e as suas implicações no ensino escolar. Este ensaio discute algumas inquietações em nossa jornada enquanto professores e pesquisadores, como: no ambiente escolar existem deficiências na construção do conhecimento cartográfico, ou não? Existe ou não preocupação dos professores de Geografia em desmistificar o paradoxo do analfabetismo cartográfico no ensino escolar? Este desafio parece poder gerar outros desafios, na construção de novo objeto; e assim, produzir novas mobilizações, novas construções, num movimento recursivo e dialógico.

Published

2018-01-23

How to Cite

Silva, P. R. F. de A. e, & Castrogiovanni, A. C. (2018). O CONHECIMENTO CARTOGRÁFICO NA EPISTEMOLOGIA DA GEOGRAFIA ESCOLAR. Revista Ensino De Geografia (Recife), 1(1), 196–206. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2018.240423