O PROJETO PIBID: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A OFICINA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS NA ESCOLA ESTADUAL FRANCISCO IVO CAVALCANTI

João Paulo Teixeira Viana, Jeam Claude De Souza Gomes, Rebecka de França

Resumo


A pesquisa aborda o ensino da geografia ambiental, através de oficinas temáticas, promovidas pelo o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na Escola Estadual Francisco Ivo Cavalcanti. A estratégias didática, desenvolvidas através de uma oficina com o tema “Energias Renováveis”. O trabalho se justifica diante da necessidade de se discutir conteúdos práticos e objetivos no que tange o processo da educação ambiental escolar e o ensino da geografia, buscando assim uma aprendizagem significativa na realidade e vivência do educando. Como metodologia, foi utilizado pesquisas referências e bibliográficas acerca da temática ambiental e das fontes de energias renováveis. Como também, postulados acerca da ferramenta didática “oficinas”, e na utilização do livro didático como ferramenta de consulta para o desenvolvimento da oficina relatada neste trabalho. Em linhas gerais, será possível nesta pesquisa apresentar de maneira didática a importância da junção entre a geografia e meio ambiente, mostrando a necessidade do professor em propor novas abordagens didáticas como a exemplo de oficinas, bem como, o relato de experiencia desenvolvidos pelos bolsistas do PIBID/geografia na referida escola e seus processos significativos produzidos e criados neste espaço de trocas de conhecimento entre os atores envolvidos no processo do ensino e da aprendizagem.


Palavras-chave


Ensino de Geografia; Formação de professores; Ensino Superior; Saberes docentes

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.51359/2594-9616.2018.240436



INDEXADORES E BASE DE DADOS

 

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à  revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.