Tecnologia e espaço geográfico: breves reflexões para o ensino de Geografia

Luciano Bezerra de Vasconcelos Júnior

Resumo


Esse trabalho buscou realizar uma reflexão teórica sobre a relação entre tecnologia/tecnologias e o espaço geográfico, apontando ao final algumas breves possibilidades do uso dessa relação para discussão em sala de aula quando do ensino da Geografia nos anos iniciais. Nossa metodologia baseou-se em uma pesquisa qualitativa pautada na busca de referenciais sobre o tema que serviram de fundamentação teórica para o embazamento de nossas ideias e na realização de uma síntese, amparados em uma perspectiva qualitativa de análise. Por fim concluímos que a aproximação entre o advento e produção das tecnologias e as modificações/permanências no/do espaço geográfico se constituem como uma das inúmeras possibilidades de discussões no ensino da Geografia escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental.


Palavras-chave


Ensino de Geografia; Tecnologia; Espaço geográfico

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.51539/2594-9616.2018.240454



INDEXADORES E BASE DE DADOS

 

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à  revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.