O USO DO TEATRO DE FANTOCHES SOBRE AS REGIÕES BRASILEIRAS NAS AULAS DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID/GEOGRAFIA/UFSM 2018

Natália Lampert Batista, Renata Carvalho Arruda, Michel Vidal Simões, Larissa Bassan, Maurício Pase Leite

Resumo


A temática regionalização brasileira integra o currículo do 7º ano do Ensino Fundamental da EMEF Junto ao CAIC Luizinho de Grandi, devendo, assim, ser abordada com os estudantes de forma lúdica e interativa para desenvolver noções críticas e reflexivas sobre a organização do espaço do nosso país. Assim, pensou-se a presente proposta pedagógica pautada no Teatro de Fantoches como ferramenta mediadora da construção de saberes. Teve-se como objetivo da atividade fazer com que os estudantes de Educação Básica desenvolvam habilidades e competências para reconhecer as disparidades e semelhanças entre as Regiões Brasileiras (classificação do IBGE), comparando e compreendendo o porquê dessa regionalização. Além disso, pretendeu-se identificar os “tipos culturais” de cada região do Brasil, desmistificar os estereótipos comumente associados a cada parte do país e produzir um Teatro de Fantoches sobre a temática regionalização, estimulando a criatividade e a produção textual entre os alunos. Toda a proposta pedagógica contou com o acompanhamento e monitoria dos bolsistas PIBID/Geografia/UFSM, nos meses de Setembro e Outubro de 2018. Com base nas atividades desenvolvidas, concluímos que a proposta pedagógica ajudou a consolidar muitos conhecimentos acerca da temática regionalização brasileira entre os estudantes da Educação Básica e foi uma experiência enriquecedora aos bolsistas PIBID/Geografia/UFSM por vivenciarem a sala de aula e interagirem com o seu futuro campo de atuação. Portanto, acreditasse que a proposta logrou êxito e cumpriu o seu papel enquanto uma intervenção pedagógica que colabora com a aprendizagem dos estudantes da Educação Básica e, de mesmo modo, com a formação dos futuros docentes de Geografia.

 


Palavras-chave


Ensino de Geografia. Teatro de Fantoches. Monitorias do PIBID Geografia.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.51359/2594-9616.2019.240475



INDEXADORES E BASE DE DADOS

 

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à  revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.