O uso do teatro de fantoches sobre as regiões brasileiras nas aulas de geografia do ensino fundamental: uma experiência do pibid/geografia/ufsm 2018

Auteurs-es

  • Natália Lampert Batista Universidade Federal de Santa Maria
  • Renata Carvalho Arruda UFSM
  • Michel Vidal Simões UFSM
  • Larissa Bassan UFSM
  • Maurício Pase Leite UFSM

DOI :

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2019.240475

Mots-clés :

ensino de Geografia, Teatrode Fantoches, monitorias do PIBID Geografia

Résumé

A temática regionalização brasileira integra o currículo do 7º ano do Ensino Fundamental da EMEF Junto ao CAIC Luizinho de Grandi, devendo, assim, ser abordada com os estudantes de forma lúdica e interativa para desenvolver noções críticas e reflexivas sobre a organização do espaço do nosso país. Assim, pensou-se a presente proposta pedagógica pautada no Teatro de Fantoches como ferramenta mediadora da construção de saberes. Teve-se como objetivo da atividade fazer com que os estudantes de Educação Básica desenvolvam habilidades e competências para reconhecer as disparidades e semelhanças entre as Regiões Brasileiras (classificação do IBGE), comparando e compreendendo o porquê dessa regionalização. Além disso, pretendeu-se identificar os “tipos culturais” de cada região do Brasil, desmistificar os estereótipos comumente associados a cada parte do país e produzir um Teatro de Fantoches sobre a temática regionalização, estimulando a criatividade e a produção textual entre os alunos. Toda a proposta pedagógica contou com o acompanhamento e monitoria dos bolsistas PIBID/Geografia/UFSM, nos meses de Setembro e Outubro de 2018. Com base nas atividades desenvolvidas, concluímos que a proposta pedagógica ajudou a consolidar muitos conhecimentos acerca da temática regionalização brasileira entre os estudantes da Educação Básica e foi uma experiência enriquecedora aos bolsistas PIBID/Geografia/UFSM por vivenciarem a sala de aula e interagirem com o seu futuro campo de atuação. Portanto, acreditasse que a proposta logrou êxito e cumpriu o seu papel enquanto uma intervenção pedagógica que colabora com a aprendizagem dos estudantes da Educação Básica e, de mesmo modo, com a formação dos futuros docentes de Geografia.

 

Bibliographies de l'auteur-e

Natália Lampert Batista, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Geografia (Licenciatura) no Centro Universitário Franciscano e Mestrado em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGEO) na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente, é doutoranda em Geografia no PPGGEO/UFSM, professora na rede municipal de Santa Maria/RS e supervisora PIBID/Geografia/UFSM.

Renata Carvalho Arruda, UFSM

Graduanda em Geografia na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e bolsista PIBID/Geografia/UFSM.

Michel Vidal Simões, UFSM

Graduando em Geografia na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e bolsista PIBID/Geografia/UFSM.

Larissa Bassan, UFSM

Graduanda em Geografia na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e bolsista PIBID/Geografia/UFSM.

Maurício Pase Leite, UFSM

Graduando em Geografia na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e bolsista PIBID/Geografia/UFSM.

Références

ADAS, M. ADAS, S. Expedições Geográficas: 7º ano. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2015.

AUZANI,G. M; SCALAMATO, A. T; SEQUEIRA, A. O; LORENSI, D. C. T; REIS, R. M. Objetos Lúdicos: Retratando as Regiões Brasileiras. In: Thaumazein (Santa Maria), v. 7, p. 80-93, 2014.

BATISTA, N. L; ROUBUSTE, L. S; BECKER, E. L. S. Educando para valorização do patrimônio na perspectiva do belo e da estética: o caso do Theatro Treze de Maio, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. In: Geosaberes: Revista de Estudos Geoeducacionais, v. 5, p. 36, 2014.

BRANDÃO, I. D. N; MELLO, M. C. O. Recursos didáticos no ensino de Geografia: tematizações e possibilidades de uso nas práticas pedagógicas. In: Geografia e Pesquisa (UNESP. Ourinhos), v. 7, p. 81-97, 2013.

BRASIL. Sobre o Programa Institucional de Iniciação a Docência. s/d. Disponível em: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid/pibid. Acessado em 11 de dezembro de 2018.

CASTELLAR, S. M. V; MORAES, J. V. Ensino de Geografia. São Paulo: Thompson, 2010.

SOARES, L. M. S. Teatralizando o ensino de Geografia. In: Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 3, p. 57-81, 2013.

Téléchargements

Publié-e

2019-07-01

Comment citer

Batista, N. L., Arruda, R. C., Simões, M. V., Bassan, L., & Leite, M. P. (2019). O uso do teatro de fantoches sobre as regiões brasileiras nas aulas de geografia do ensino fundamental: uma experiência do pibid/geografia/ufsm 2018. Revista Ensino De Geografia (Recife), 2(1), 129–139. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2019.240475