Fóruns digitais como ferramenta pedagógica de construção e (re)significação dos saberes no ambiente escolar
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2019.240720Palavras-chave:
Ambiente Virtual de Aprendizagem, Fórum digital, Geografia, Aprendizagem colaborativaResumo
O presente artigo trata da relevância do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) como ferramenta potencializadora dos processos pedagógicos na modalidade presencial, especialmente no que diz respeito à eficiência do uso dos fóruns digitais como atividade de aprendizagem colaborativa e de gestão do conhecimento. Para isto, apresenta uma experiência de incorporação de novos “tempos e espaços” no ambiente escolar através do AVA como estratégia para o desenvolvimento de habilidades e competências éticas, estéticas e políticas relacionadas à tomada de decisões, formulação de estratégias, interação de saberes, colaboração, planejamento e gestão de problemas. Esta experiência foi realizada junto aos estudantes do 1º ano do ensino médio do Colégio Marista Pio XII, em Novo Hamburgo (RS), no componente curricular de Geografia, tendo como eixo temático a resolução de situações-problemas relacionadas à eutrofização do ambiente natural.
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