FÓRUNS DIGITAIS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA DE CONSTRUÇÃO E (RE)SIGNIFICAÇÃO DOS SABERES NO AMBIENTE ESCOLAR

Natália Daniela Soares Sá Britto, Pedro Cipriani Manfroi

Resumo


O presente artigo trata da relevância do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) como ferramenta potencializadora dos processos pedagógicos na modalidade presencial, especialmente no que diz respeito à eficiência do uso dos fóruns digitais como atividade de aprendizagem colaborativa e de gestão do conhecimento. Para isto, apresenta uma experiência de incorporação de novos “tempos e espaços” no ambiente escolar através do AVA como estratégia para o desenvolvimento de habilidades e competências éticas, estéticas e políticas relacionadas à tomada de decisões, formulação de estratégias, interação de saberes, colaboração, planejamento e gestão de problemas.  Esta experiência foi realizada junto aos estudantes do 1º ano do ensino médio do Colégio Marista Pio XII, em Novo Hamburgo (RS), no componente curricular de Geografia, tendo como eixo temático a resolução de situações-problemas relacionadas à eutrofização do ambiente natural.


Palavras-chave


Ambiente Virtual de Aprendizagem; Fórum digital; Geografia; Aprendizagem colaborativa

Texto completo:

PDF

Referências


• ALTHUSSER, L. Ideologia e aparelhos ideológicos do Estado. Lisboa: Presença, 1980

• ALVES, M. Caminhos e entraves para o sucesso de fóruns digitais pedagógicos. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP: 2008.

• BISOL, C. Ciberespaço: terceiro elemento na relação ensinante/aprendente. In: VALENTINI, C; SOARES, E (Orgs.). Aprendizagem em ambientes virtuais: compartilhando idéias e construindo cenários. Caxias do Sul, RS: Educs, 2005

• DOWBOR, L. Educação e apropriação da realidade local. Revista Estudos avançados. V. 21, n60, 2007

• FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão; tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis, Vozes, 1987

• HARVEY, D. Condição Pós-Moderna : uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural . São Paulo: Loyola, 1996.

• IANNI, O. A sociedade global. 3.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995.

• KOSIK, K. Dialética do concreto. Trad. NEVES, Célia; TORÍBIO, Alderico. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010.

• OLIVEIRA, C. Questões sobre o tempo no espaço escolar. UFJF, 2009.

• TORRES, P. Metodologias para a produção do conhecimento : da concepção à prática. Curitiba: SENAR - PR., 2015

• VALENTINI, C; SOARES, E. (Orgs.). Aprendizagem em ambientes virtuais: compartilhando idéias e construindo cenários. Caxias do Sul, RS: Educs, 2005




DOI: https://doi.org/10.51539/2594-9616.2019.240720

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

INDEXADORES E BASE DE DADOS

 

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à  revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.