Fóruns digitais como ferramenta pedagógica de construção e (re)significação dos saberes no ambiente escolar

Auteurs-es

  • Natália Daniela Soares Sá Britto Universidade Estadual Paulista
  • Pedro Cipriani Manfroi Colégio Marista Pio XII

DOI :

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2019.240720

Mots-clés :

Ambiente Virtual de Aprendizagem, Fórum digital, Geografia, Aprendizagem colaborativa

Résumé

O presente artigo trata da relevância do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) como ferramenta potencializadora dos processos pedagógicos na modalidade presencial, especialmente no que diz respeito à eficiência do uso dos fóruns digitais como atividade de aprendizagem colaborativa e de gestão do conhecimento. Para isto, apresenta uma experiência de incorporação de novos “tempos e espaços” no ambiente escolar através do AVA como estratégia para o desenvolvimento de habilidades e competências éticas, estéticas e políticas relacionadas à tomada de decisões, formulação de estratégias, interação de saberes, colaboração, planejamento e gestão de problemas.  Esta experiência foi realizada junto aos estudantes do 1º ano do ensino médio do Colégio Marista Pio XII, em Novo Hamburgo (RS), no componente curricular de Geografia, tendo como eixo temático a resolução de situações-problemas relacionadas à eutrofização do ambiente natural.

Bibliographies de l'auteur-e

Natália Daniela Soares Sá Britto, Universidade Estadual Paulista

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atualmente estuda Pós-doutorado em Geografia junto à Universidade Estadual Paulista. 

Pedro Cipriani Manfroi, Colégio Marista Pio XII

Graduado em História Licenciatura pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008). Pós Graduado em Metodologia do Ensino de História e Geografia (Uninter - 2012) e em Cooperativismo (Unisinos - 2014). Trabalhou como professor de História e Geografia na educação básica em escolas da rede privada e da rede pública de 2009 a 2017. Atualmente trabalha como Coordenador Pedagógico no Colégio Marista Pio XII

Références

ALTHUSSER, L. Ideologia e aparelhos ideológicos do Estado. Lisboa: Presença, 1980

ALVES, M. Caminhos e entraves para o sucesso de fóruns digitais pedagógicos. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP: 2008.

BISOL, C. Ciberespaço: terceiro elemento na relação ensinante/aprendente. In: VALENTINI, C; SOARES, E (Orgs.). Aprendizagem em ambientes virtuais: compartilhando idéias e construindo cenários. Caxias do Sul, RS: Educs, 2005

DOWBOR, L. Educação e apropriação da realidade local. Revista Estudos avançados. V. 21, n60, 2007

FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão; tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis, Vozes, 1987

HARVEY, D. Condição Pós-Moderna : uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural . São Paulo: Loyola, 1996.

IANNI, O. A sociedade global. 3.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995.

KOSIK, K. Dialética do concreto. Trad. NEVES, Célia; TORÍBIO, Alderico. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010.

OLIVEIRA, C. Questões sobre o tempo no espaço escolar. UFJF, 2009.

TORRES, P. Metodologias para a produção do conhecimento : da concepção à prática. Curitiba: SENAR - PR., 2015

VALENTINI, C; SOARES, E. (Orgs.). Aprendizagem em ambientes virtuais: compartilhando idéias e construindo cenários. Caxias do Sul, RS: Educs, 2005

Téléchargements

Publié-e

2019-12-01

Comment citer

Sá Britto, N. D. S., & Manfroi, P. C. (2019). Fóruns digitais como ferramenta pedagógica de construção e (re)significação dos saberes no ambiente escolar. Revista Ensino De Geografia (Recife), 2(3), 114–126. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2019.240720