POSSIBILIDADES DIDÁTICAS DA GEOGRAFIA ESCOLAR A PARTIR DA TEMÁTICA DESASTRES NATURAIS

Leonardo Dirceu de Azambuja, Osmar Rigon

Resumo


Desastres naturais são temas da atualidade, pautada em eventos e ações relacionadas com as questões socioambientais do planeta Terra. Logo, a pertinência em ser também um conteúdo curricular na Educação Básica. O presente artigo objetiva refletir sobre possibilidades didáticas dessa inclusão. Para isso, com a finalidade de subsidiar as práticas de ensino-aprendizagem, busca-se inicialmente explicitar sobre os conceitos relacionados ao tema. A seguir é destacada a finalidade da escola em trabalhar com o conhecimento científico universal promovendo a interação desse saber e a realidade. No caso da Geografia Escolar esse desafio passa pela elaboração didática relacionada com os conteúdos da Geografia Física e da Geografia Humana. Para refletir sobre caminhos possíveis são explicitadas duas simulações. A primeira na forma de aprendizagem baseada em problemas com o tema da erosão e, a segunda na forma de unidade temática com o tema cidade resiliente.


Palavras-chave


Educação Básica; Ensino de Geografia; Desastres Naturais.

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DOI: https://doi.org/10.38187/regeo2019.v2n1id240880

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