Possibilidades didáticas da geografia escolar a partir da temática desastres naturais
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2019.240880Palavras-chave:
educação básica, ensino de Geografia, desastres naturaisResumo
Desastres naturais são temas da atualidade, pautada em eventos e ações relacionadas com as questões socioambientais do planeta Terra. Logo, a pertinência em ser também um conteúdo curricular na Educação Básica. O presente artigo objetiva refletir sobre possibilidades didáticas dessa inclusão. Para isso, com a finalidade de subsidiar as práticas de ensino-aprendizagem, busca-se inicialmente explicitar sobre os conceitos relacionados ao tema. A seguir é destacada a finalidade da escola em trabalhar com o conhecimento científico universal promovendo a interação desse saber e a realidade. No caso da Geografia Escolar esse desafio passa pela elaboração didática relacionada com os conteúdos da Geografia Física e da Geografia Humana. Para refletir sobre caminhos possíveis são explicitadas duas simulações. A primeira na forma de aprendizagem baseada em problemas com o tema da erosão e, a segunda na forma de unidade temática com o tema cidade resiliente.
Referências
AFONSO, Anice Esteves. Perspectivas e possibilidades do ensino aprendizagem em Geografia Física na formação de professores de Geografia. UFRJ/Instituto de Geociências, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Rio de Janeiro, 2015.
AZAMBUJA, Leonardo Dirceu de. A Geografia do Brasil na Educação Básica: Uma didática para o ensino da formação socioespacial brasileira. Curitiba: CRV, 2018.
CASTRO, Antônio Luiz Coimbra de. Glossário de defesa civil: estudos de riscos e medicina de desastres. Brasília: MPO/Departamento de Defesa Civil. 2 ed. 1998.
CASTRO, Antônio Luiz Coimbra de. Manual de planejamento em defesa civil.Vol. 1. Brasília: Ministério da Integração Nacional/ Departamento de Defesa Civil. 1999.
KOBIYAMA, Masato. et al. Prevenção de desastres naturais: conceitos básicos. Florianópolis: Ed. Organic Trading, 2006. 109p :Il tabs.
MAGNONI JUNIOR, Lourenço, MAGNONI, Maria da Graça Melo e FIGUEIREDO, Wellington dos Santos.A contribuição da educação para a redução do risco de desastres e a resiliência no meio rural e urbano, IN.: MAGNONI JUNIOR, Lourenço e outros (Orgs.)Redução do risco de desastre e a resiliência no meio rural e urbano. São Paulo: Centro Paula Souza, 2017, p. 182-196.
MARCHIORI-FARIA, Daniela Girio; SANTORO, Jair. Gerenciamento de desastres naturais IN: TOMINGA, Lídia Keiko e outros. Desastres Naturais: conhecer para prevenir. São Paulo: Instituto Geológico, 2009, p. 161-178.
NAÇÕES UNIDAS. Como Construir Cidades mais Resilientes: um Guia para Gestores Públicos Locais. Genebra, novembro de 2012. Acesso em 25-03-2019: https://www.unisdr.org/files/26462_guiagestorespublicosweb.pdf
SANTORO, Jair. Erosão continental, IN: TOMINGA, Lídia Keiko; SANTORO, Jair; AMARAL, Rosângela do.Desastres Naturais: conhecer para prevenir. São Paulo: Instituto Geológico, 2009, p. 53-70.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 15. ed. São Paulo: Autores Associados, 1987.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 9. ed. São Paulo: Autores Associados, 2005.
TOMINAGA, Lídia Keiko. Desastres naturais: Por que ocorrem? IN: TOMINGA, Lídia Keiko; SANTORO, Jair; AMARAL, Rosângela do. Desastres Naturais: conhecer para prevenir. São Paulo: InstitutoGeológico, 2009, p. 11-23.
VALE, Jose Misael Ferreira. A contribuição da educação e da inovação tecnológica para a resiliência, In.: JUNIOR, Lourenço Magnoni e outros. Redução de riscos de desastres e a resiliência nomeio rural e urbano. São Paulo: CentroPaula Souza, 2017, 132-137.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Leonardo Dirceu de Azambuja, Osmar Rigon

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.