Possibilidades didáticas da geografia escolar a partir da temática desastres naturais

Autori

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2019.240880

Parole chiave:

educação básica, ensino de Geografia, desastres naturais

Abstract

Desastres naturais são temas da atualidade, pautada em eventos e ações relacionadas com as questões socioambientais do planeta Terra. Logo, a pertinência em ser também um conteúdo curricular na Educação Básica. O presente artigo objetiva refletir sobre possibilidades didáticas dessa inclusão. Para isso, com a finalidade de subsidiar as práticas de ensino-aprendizagem, busca-se inicialmente explicitar sobre os conceitos relacionados ao tema. A seguir é destacada a finalidade da escola em trabalhar com o conhecimento científico universal promovendo a interação desse saber e a realidade. No caso da Geografia Escolar esse desafio passa pela elaboração didática relacionada com os conteúdos da Geografia Física e da Geografia Humana. Para refletir sobre caminhos possíveis são explicitadas duas simulações. A primeira na forma de aprendizagem baseada em problemas com o tema da erosão e, a segunda na forma de unidade temática com o tema cidade resiliente.

Biografie autore

Leonardo Dirceu de Azambuja, Universidade Estadual de Maringá

Departamento de Geografia; área - Ensino de Geografia

Osmar Rigon, Universidade Estadual de Maringá

Departamento de Geografia; Área - Geografia Física

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Pubblicato

2019-07-01

Come citare

Azambuja, L. D. de, & Rigon, O. (2019). Possibilidades didáticas da geografia escolar a partir da temática desastres naturais. Revista Ensino De Geografia (Recife), 2(1), 148–166. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2019.240880