Possibilidades didáticas da geografia escolar a partir da temática desastres naturais
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2019.240880Parole chiave:
educação básica, ensino de Geografia, desastres naturaisAbstract
Desastres naturais são temas da atualidade, pautada em eventos e ações relacionadas com as questões socioambientais do planeta Terra. Logo, a pertinência em ser também um conteúdo curricular na Educação Básica. O presente artigo objetiva refletir sobre possibilidades didáticas dessa inclusão. Para isso, com a finalidade de subsidiar as práticas de ensino-aprendizagem, busca-se inicialmente explicitar sobre os conceitos relacionados ao tema. A seguir é destacada a finalidade da escola em trabalhar com o conhecimento científico universal promovendo a interação desse saber e a realidade. No caso da Geografia Escolar esse desafio passa pela elaboração didática relacionada com os conteúdos da Geografia Física e da Geografia Humana. Para refletir sobre caminhos possíveis são explicitadas duas simulações. A primeira na forma de aprendizagem baseada em problemas com o tema da erosão e, a segunda na forma de unidade temática com o tema cidade resiliente.
Riferimenti bibliografici
AFONSO, Anice Esteves. Perspectivas e possibilidades do ensino aprendizagem em Geografia Física na formação de professores de Geografia. UFRJ/Instituto de Geociências, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Rio de Janeiro, 2015.
AZAMBUJA, Leonardo Dirceu de. A Geografia do Brasil na Educação Básica: Uma didática para o ensino da formação socioespacial brasileira. Curitiba: CRV, 2018.
CASTRO, Antônio Luiz Coimbra de. Glossário de defesa civil: estudos de riscos e medicina de desastres. Brasília: MPO/Departamento de Defesa Civil. 2 ed. 1998.
CASTRO, Antônio Luiz Coimbra de. Manual de planejamento em defesa civil.Vol. 1. Brasília: Ministério da Integração Nacional/ Departamento de Defesa Civil. 1999.
KOBIYAMA, Masato. et al. Prevenção de desastres naturais: conceitos básicos. Florianópolis: Ed. Organic Trading, 2006. 109p :Il tabs.
MAGNONI JUNIOR, Lourenço, MAGNONI, Maria da Graça Melo e FIGUEIREDO, Wellington dos Santos.A contribuição da educação para a redução do risco de desastres e a resiliência no meio rural e urbano, IN.: MAGNONI JUNIOR, Lourenço e outros (Orgs.)Redução do risco de desastre e a resiliência no meio rural e urbano. São Paulo: Centro Paula Souza, 2017, p. 182-196.
MARCHIORI-FARIA, Daniela Girio; SANTORO, Jair. Gerenciamento de desastres naturais IN: TOMINGA, Lídia Keiko e outros. Desastres Naturais: conhecer para prevenir. São Paulo: Instituto Geológico, 2009, p. 161-178.
NAÇÕES UNIDAS. Como Construir Cidades mais Resilientes: um Guia para Gestores Públicos Locais. Genebra, novembro de 2012. Acesso em 25-03-2019: https://www.unisdr.org/files/26462_guiagestorespublicosweb.pdf
SANTORO, Jair. Erosão continental, IN: TOMINGA, Lídia Keiko; SANTORO, Jair; AMARAL, Rosângela do.Desastres Naturais: conhecer para prevenir. São Paulo: Instituto Geológico, 2009, p. 53-70.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 15. ed. São Paulo: Autores Associados, 1987.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 9. ed. São Paulo: Autores Associados, 2005.
TOMINAGA, Lídia Keiko. Desastres naturais: Por que ocorrem? IN: TOMINGA, Lídia Keiko; SANTORO, Jair; AMARAL, Rosângela do. Desastres Naturais: conhecer para prevenir. São Paulo: InstitutoGeológico, 2009, p. 11-23.
VALE, Jose Misael Ferreira. A contribuição da educação e da inovação tecnológica para a resiliência, In.: JUNIOR, Lourenço Magnoni e outros. Redução de riscos de desastres e a resiliência nomeio rural e urbano. São Paulo: CentroPaula Souza, 2017, 132-137.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2021 Leonardo Dirceu de Azambuja, Osmar Rigon

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.