A MÚSICA COMO LINGUAGEM DE ENSINO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DA OBRA DE LUIZ GONZAGA

Henrique Silveira de Farias, Dhayanna Chrystian Silva de França, Bruno Vieira de Andrade

Resumo


Este trabalho foi produzido com base no Trabalho de Conclusão de Curso intitulado: “A Música como Linguagem para o Ensino de Geografia: uma análise da obra de Luiz Gonzaga”, de autoria de Henrique Silveira, um dos autores deste artigo. O TCC consistia em fazer uma análise da obra musical do cantor Luiz Gonzaga e, a partir desta análise, indicar quais músicas poderiam servir como suporte para utilização nas aulas da disciplina de Geografia. Com isso, um grupo de professores das disciplinas de Geografia, História, Biologia e Língua Portuguesa de um colégio particular da cidade do Recife (PE) resolveu elaborar um “aulão” voltado para alunos do 9° ano do Ensino Fundamental e 1° do Ensino Médio, com o objetivo de resolver questões de vestibular e discutira acerca de diversas temáticas da região Nordeste do Brasil. Os professores utilizaram músicas de Luiz Gonzaga como suporte para resolução das questões, onde as músicas foram executadas e cantadas ao vivo. O presente trabalho veio relatar esta experiência da utilização da música como linguagem de ensino, através da obra de Luiz Gonzaga.


Palavras-chave


Música; Linguagem de Ensino; Luiz Gonzaga

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular, 2018.

CLAVAL, Paul. Epistemologia da geografia. Florianópolis: Ed. Da UFSC, 2011.

CARVALHO, Maria Luzeti Coelho de. MÚSICA NA ESCOLA: contribuição no desenvolvimento da memória e imaginação da criança. Revista Eventos Pedagógicos Articulação universidade e escola nas ações do ensino de matemática e ciências v.6, n.2 (15. ed.), número regular, p. 170-179, jun./jul. 2015.

FRANÇA, Eurico Nogueira. A música no Brasil. Rio de Janeiro: Departamento de Imprensa Nacional, 1953.

HEERDET, Mauri Luiz. Metodologia científica e da pesquisa: livro didático. 5. Ed. Palhoça, UnisulVirtual, 2007.

MARCELO, Carlos; RODRIGUES, Rosualdo. O Fole Roncou! Uma história do Forró. p. 29. Zahar. Rio de Janeiro, 2012

MÁXIMO, João. Luiz Gonzaga: 50 Anos de Chão. Encarte biográfico da coleção de discos Luiz Gonzaga: 50 Anos de Chão. RCA Victor, 1988.

MUNIZ, Alexsandra. A música nas aulas de Geografia. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 3, n. 4, p. 80-94, jan./jun. 2012.

SILVA, Renágila Soares da. A importância da música nas aulas de Geografia. 2014. p. 01-58. Trabalho de Conclusão de Curso (Geografia) - Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, PB.




DOI: https://doi.org/10.38187/regeo2019.v2n2id242067



INDEXADORES E BASE DE DADOS